domingo, 24 de fevereiro de 2019

“Com a mesma medida com que medirdes sereis medidos” Lc 6, 38b (24/02/2019)

Neste domingo Nosso Senhor Jesus Cristo nos convida a dar um passo rumo a santidade, amai vossos inimigos e aqueles que vos perseguem disse o Senhor, Ele nos chama a colocar de lado todas as nossas diferenças e mostrar como somos uma criatura nova vinda do alto, criatura celeste, capaz de amar como Jesus amou e fazer como Davi fez, que tendo o inimigo em suas mãos poupo-lhe a vida, em um mundo onde impera a o ódio e a vingança, Jesus Cristo nos pede para andarmos na contramão desta sociedade. Que Nosso Senhora nos ajude nesta missão.

Na primeira leitura 1 Samuel 26,2.7-9.12-13.22-23 vemos Davi que perseguido poupa a vida do seu perseguidor.
Leitura do primeiro livro de Samuel: Naqueles dias, 2Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif. 7Davi e Abisai dirigiram-se de noite até o acampamento e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. 8Abisai disse a Davi: “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”. 9Mas Davi respondeu: “Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?” 12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. 13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. 22E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Saul que foi ungido rei de Israel buscou a glória pessoal deixando de lado a vontade de Deus, Davi também foi ungido rei enquanto Saul ainda vivia e por este motivo fora perseguido por Saul que não queria perder o poder para este jovem ungido por Deus. Em uma destas ofensivas que tinha por objetivo aniquilar o novo rei ungido por Deus, a vida de Saul foi colocada nas mãos de Davi que mostrou como deve ser o verdadeiro rei de Israel, poupou a vida de quem buscava tirar-lhe a vida, uma atitude que vai no sentido oposto do prega a sociedade daquela época e também dos dias de hoje.

No Salmo 102(103) louvamos e bendizemos o Senhor que em sua infinita bondade realizou tantas coisas a nosso favor.
O Senhor é bondoso e compassivo.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas nem nos pune em proporção às nossas culpas.
Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

Em sua carta aos 1 Coríntios 15,45-49 São Paulo nos chama a refletir a imagem daquele que nos resgatou do pecado.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 45o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo nos mostra que vindo da desobediência e do pecado de Adão o mundo nos impulsiona a uma vida de pecado repleta de atitudes que nos afasta de Deus, em Nosso Senhor Jesus Cristo, o novo Adão, somos impulsionados a fazer o oposto, Ele que nos livrou do pecado pelo seu preciosíssimo sangue derramado na cruz, nos convida a uma vida de amor e virtudes, Ele abriu de vez a porta do paraíso para  todos os homens renascidos nEle.

No evangelho segundo São Lucas 6,27-38 Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina uma lição é uma das mais difíceis, amar quem nos perseguem.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Como é difícil ser odiado, amaldiçoado e caluniado? Como é difícil oferecer uma face depois de ter levado uma bofetada na outra? O que Nosso Senhor nos pede parece algo longe de ser alcançado, mas olhando para a vida dEle e tantos os outros santos e mártires vemos que mesmo tão difícil é possível ser alcançado por todos nós que fomos remidos pelo sangue de Jesus.

São Lucas nos mostra a essência do apostolado que nasce do grupo que estava junto de Jesus Cristo, não era possível ouvir e se alegrar com as palavras dEle e cultivar dentro de si um sentimento de ódio e vingança, na sociedade de hoje vemos muitos que dizem seguir Nosso Senhor na verdade caminham na contramão do que Ele ensinou, em nada amam os inimigos e julgam com muita facilidade qualquer transgressão desde que as próprias transgressões fiquem ocultas, se acaso as descobrem é melhor dar um “jeitinho” e até mesmo acabam aceitando o que antes condenara, um cristão não pode viver deste jeito.

Jesus Cristo nos alerta, com a mesma medida que medir sereis medidos, então é melhor usar a medida da misericórdia, do amor e da compaixão, isso deixará nossos dias melhores e mais felizes, nesta vida que passa tão rápido muitas vez estamos preocupados em somente adquirir e muitas vezes não nos importamos em ter que passar por cima dos outros para alcançar nossos objetivos, mas daqui não levamos nenhum bem material, somente levamos os resultados dos nossos relacionamentos com os outros. Que levaremos para diante o Senhor?

Que neste domingo possamos moldar as nossas atitudes seguindo os ensinamentos de Nosso Senhor e a vida de tantos santos que ouviram suas palavras e colocaram em prática, não podemos mais viver como criaturas terrestres atoladas no pecado, Jesus Cristo nos chama para sermos filhos do céu e passamos a agir assim já aqui na terra, pessoas capazes de amar a todos inclusive os que nos odeiam e perseguem, assim como fez Davi que recusou a levantar a mão contra um ungido do Senhor, mesmo que este não agia com tal, somos todos filhos do mesmo Pai e nesta família não há espaço para o ódio. Que Nosso Senhora Mãe de Misericórdia nos ajude nesta missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário