domingo, 21 de abril de 2019

A Vida venceu a morte, Cristo Ressuscitou! Aleluia! Aleluia! (21/04/2019)


Hoje nossa igreja está em festa aquele que foi pregado numa cruz, foi sepultado, agora vive! E com ele a certeza da vitória sobre a morte. 
Na liturgia deste domingo de Páscoa somos chamados a renascer com cristo para uma vida nova. Assim como uma semente que é plantada em um jardim precisa morrer para germinar (ganhar nova vida), Jesus Cristo precisou sofrer e morrer para renascer com grande esplendor e glória livrando-nos do pecado que causa dor, sofrimento e nos afasta de Deus.

Primeira Leitura: Atos 10,34.37-43
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele. 39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na leitura dos Atos dos Apóstolos São Pedro afirma como testemunha ocular da vida pública de Jesus, seus milagres e ressureição, que Ele não veio a Terra para salvar um pequeno grupo, pelo contrário por onde passou realizou curas físicas e principalmente espirituais, quantos se converteram pediram o batismo e lavados dos pecados buscaram uma nova vida em Cristo. Assim somos chamados a crer naquele que vive que quer e tem o poder de nos purificar nossas vidas das faltas cometidas, desde que creiamos verdadeiramente em seu Amor.

Salmo 117(118)
Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!”
A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou. Não morrerei, mas, ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor!
A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremos e nele exultemos, essas palavras expressão o que o dia de hoje significa para todos nós católicos. Dia da confirmação das palavras de Jesus destruirei este templo e o reconstruirei em três. Apesar de ter sido rejeitado por tantos Jesus em sua Eterna Misericórdia reconstrói um novo templo em que as portas do Céu estão abertas para todos que buscam morrer para pecado e ressuscitar com Ele para uma vida Santa.

Segunda Leitura: Colossenses 3,1-4
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos, 1se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na leitura de São Paulo aos Colossense somos chamados a viver o nosso batismo dia a dia, nascidos para uma nova vida por Ele, devemos buscar as coisas do alto. O que seria então as coisas do alto? No momento de nosso batismo morremos para a vida que levávamos, pois ele nos lava por inteiro, assim deixamos para traz o pecado fruto de vida terrestre e nascemos na graça santificante que nos permite uma verdadeira intimidade com Deus. Somos chamados, portanto a conservar em nós essa graça através da vida de piedade, obediência e temor a Deus. Praticar a verdade do Evangelho e anunciá-lo a toda criatura não somente por palavras, mas principalmente por ações, pois nossa vida está depositada em Cristo.  

Evangelho: João 20,1-9
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. – Palavra da salvação. — Glória a vós, Senhor.

Na liturgia de hoje celebramos a Páscoa, como já meditamos na quita feira Santa a passagem do Senhor. No evangelho narrado por São João, Jesus passa da morte para a nova vida, ou seja, ressuscitou, sendo no primeiro dia da semana “domingo”, este se torna então o dia do Senhor.

As mulheres são as primeiras a verificar a ressurreição, viram o túmulo aberto e correram para avisar os demais. São elas as primeiras, pois diferentes dos discípulos, queriam estar sempre com Jesus. Estiveram junto a Ele durante toda sua via dolorosa até os pés da cruz e agora queriam estar junto a Ele também no túmulo. Somos convidados a sermos como essas mulheres buscar estar sempre na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo amando-o acima de tudo.

Maria Madalena correu para avisar os outros.  Pedro e discípulo mais Amado correram para confirmar o que a mesma havia lhes falado. A palavra correr aparece muito neste relato, pois era urgente verificar o que havia acontecido com Jesus. Hoje, porém esta palavra cabe muito bem, pois é cada vez mais urgente a necessidade de anunciar e levar Jesus a todos os cantos da Terra. Tempo em que a sociedade tanto se afasta de Jesus e de seus ensinamentos, que vivem em meio à noite escura, as “trevas”. Nossa missão é se deixar iluminar pelo Cristo ressuscitado, que generosamente brilha para todos sem distinção. Viver na terra, mas com os olhos voltados para o alto, e através de nosso testemunho iluminar a vida daqueles e daquelas que ainda não tiveram a experiência de fé com o ressuscitado.

É possível nesta reflexão ir além, pois diante de tantas Marias citadas não encontramos Nossa Senhora. Não foi ao túmulo, pois sabia e acreditava na ressurreição. Não se abateu, mas guardou a fé. Que a exemplo da Virgem Santíssima possamos mediante aos períodos de escuridão que venhamos a passar, possamos guardar a fé e confiar que se formos fieis ao Nosso Amado Mestre, Senhor e Salvador sua Luz nunca deixará de brilhar para nós.
Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós!

Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário