sábado, 20 de abril de 2019

Vigília Pascal: O túmulo está vazio, a Luz venceu as trevas. (20/04/2019)

Será que toda esperança se acabou? O Senhor foi traído, perseguido, flagelado, humilhado, negado, julgado, despojado, morto e sepultado. E os nossos sonhos de ver acontecer o Reino de Deus anunciado por Nosso Senhor Jesus Cristo? Tudo está consumado em seu suspiro final, nossos sonhos foram sepultados com Jesus Cristo. Neste sábado Santo celebramos a Vigília Pascal, uma noite memorável em que Nosso Senhor ressurge glorioso vencendo a morte e mudando radicalmente o rumo da história, celebremos, pois, esta festa fazendo ressurgir em nós um homem novo, uma mulher nova, juntamente com Jesus Cristo fazendo rolar a pedra que nos impede de sermos filhos autênticos de Deus.

Na primeira leitura (Gn 1,1– 2,2.), vemos que Deus em seu gesto de amor incondicional cria tudo o que existe e também cria o homem para cuidar de tudo que ele criou. Notamos que hoje a criação maravilhosa de Deus está sendo cruelmente destruída, poluem o ar, os rios e mares, derrubam e queimam as florestas, destruindo o habitat dos aninais causando a extinção de muitas espécies, mas, o mais terrível que podemos ver é a destruição da própria espécie, vemos muitos morrendo pela violência, pelas drogas, pela negligência nos hospitais, pelas guerras absurdas e pela fome que assola muitos lugares, vemos que o homem está na contramão da história, destruindo tudo aquilo que Deus criou, precisamos mudar esta história.

Na segunda leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18.), Deus confirma a aliança com Abraão e sua descendência, Abraão não mede esforços em agradar a Deus, ele oferece o próprio filho em holocausto, mas, anjo enviado por Deus impede que ele derrame o sangue do seu filho. Olhando para o exemplo de Abraão podemos questionar: Como está a nossa adesão ao projeto de Deus? Nesta correria do dia-a-dia temos tantas prioridades que dificilmente encontramos tempo para as coisas de Deus, somente recorremos a Ele nos momentos de dificuldades, e quando as coisas dão errado, a Ele atribuímos à culpa das nossas quedas e dores. Abraão confiou inteiramente no amor de Deus, oferecendo o que havia de mais precioso em sua vida, e nós também devemos confiar plenamente em Deus, Ele não mede esforços em nos abençoar com o seu amor que não tem fim, a devemos nos entregar por inteiro a este amor de Pai.

Na terceira leitura (Êx 14,15 – 15,1.), ao libertar o povo da opressão do faraó Deus confirma a aliança firmada com Abraão, Ele mostra novamente que se mantem fiel as suas promessas, com o seu amor incondicional vence todo o poder e soldados do faraó, fazendo-os sufocar pela própria iniquidade. Moisés soube confiar em Deus, e mesmo em meio a tantas dificuldades, conduziu o povo caminhando a pé enxuto no meio do mar aberto para uma nova vida, muitas vezes somos oprimidos pelos nossos pecados e isolados paralisamos sem encontrar a saída, como Moisés, precisamos confiar em Deus e juntos em comunidade construir uma nova história livre da opressão e do pecado, assumindo a condição de filhos amados de Deus.

Na quarta leitura (Rm 6,3-11.), vemos que mesmo em sua condição divina, Nosso Senhor Jesus Cristo experimenta a sua condição humana, sentiu alegria, angustia, medo e dor, injustamente foi perseguido, preso, julgado e morto, não tendo pecado, Ele tomou sobre si as nossas culpas fazendo morrer junto com Ele o homem velho manchado pelo pecado, e junto com Ele fazendo ressurgir um homem novo livre do poder da morte, do medo e do pecado. Com a ressurreição de Jesus Cristo, todos nós que ressurgimos com ele para uma vida nova, temos a missão de fazer com que todo o mundo conheça este amor sem limites, que para nos libertar do pecado entregou a si mesmo em holocausto. Somos as testemunhas deste amor.

No evangelho segundo Lucas (Lc 24, 1-12.), meditamos sobre o acontecimento mais fantástico da história, o anuncio da ressurreição de Jesus feito às mulheres que foram ao tumulo para perfumar o corpo do falecido, conforme o costume judeu, o túmulo está vazio, a morte foi vencida, Jesus ressuscitou, e junto com Ele ressuscitamos para uma vida nova, e estas mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo, e era necessário espalhar esta grande notícia, por isso elas foram enviadas aos apóstolos para dizer que o “Senhor ressuscitou”, inicialmente eles não acreditaram e acharam que elas estavam tendo alguma alucinação, Pedro correu ao túmulo e vendo apenas os lençóis, voltou admirado com o acontecido.

Meio a tantas situações de mortes (violências, fomes, drogas, guerras, injustiças e corrupção), é difícil acreditar que a vida possa prevalecer, mas, o Cristo ressuscitado nos faz crer que é possível mudar esta triste realidade, Jesus é luz que resplandece sobre o mundo, e nós somos testemunhas desta luz que brilha sobre as trevas da nossa sociedade, para libertar o povo da opressão e do pecado, em vários momentos da história Deus age por meio de homens e mulheres que se comprometem com seu projeto, hoje somos nós que devemos ser instrumentos nas mãos de Deus para levar à vida, o amor, a fé, a paz e a esperança a todos os seus filhos, independentemente da sua condição social, política e religiosa, não há limite para o amor de Deus.

Que a partir desta Vigília Pascal possamos ser mensageiros do Cristo ressuscitado com as nossas palavras, gestos e ações, comunicar com todo o nosso ser a mensagem de vida nova e plena que ressurge do túmulo com Jesus repleto da glória de Deus, devemos começar pela nossa família, depois pela nossa comunidade, seguindo para a sociedade e por fim no mundo todo, não há limites para este anuncio, que a nossa voz possa ecoar em todos os cantos da terra “Jesus vive, Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia”.
Que Nossa Senhora das Alegrias oriente os nossos passos nesta missão.
Rubens Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário