sábado, 25 de maio de 2019

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra” Jo 14,23a (26/05/2019)

Neste sexto domingo do tempo pascal aprendemos com Nosso Senhor o caminho que nos leva ao Pai, Ele nos mostra que é preciso amar a Deus e este amor está vinculado a obediência dos seus ensinamentos, mas devemos ter cuidado distinguindo o que é vontade de Deus e do que é vontade dos homens, pois a muitos que se aproveitam da posição que tem e do poder de influenciar para colocar as suas ideias afastando da verdade do evangelho, do catecismo da Santa Igreja Católica e da missão que Jesus Cristo nos confiou. O caminho para a Santidade deixa de parecer-nos impossível quando confiamos nossa vida nas mãos de Nosso Senhor.   

Primeira Leitura: Atos 15,1-2.22-29
Resultado de imagem para concilio de jerusalemLeitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 1chegaram al­guns da Judeia e ensinavam aos ir­mãos de Antioquia, dizendo: “Vós não pode­reis salvar-vos se não for­des circun­ci­dados, como ordena a lei de Moi­sés”. 2Isso provocou muita con­fusão, e houve uma grande dis­cussão de Paulo e Barnabé com eles. Final­mente, decidiram que Paulo, Barna­bé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 22En­tão os apóstolos e os anciãos, de acor­do com toda a comunidade de Je­ru­salém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Bar­nabé. Esco­lheram Judas, chamado Bársa­bas, e Silas, que eram muito respei­ta­dos pelos irmãos. 23Através deles enviaram a se­guinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, sauda­­mos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Fica­mos sa­ben­do que alguns dos nossos cau­saram perturbações com palavras que transtornaram vosso espí­rito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acor­­do, escolher alguns represen­tantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Bar­nabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, esta­mos en­vi­an­do Judas e Silas, que pes­soal­mente vos transmitirão a mes­ma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito San­to e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispen­sáveis: 29abster-se de carnes sacrifi­cadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura presenciamos o primeiro conflito sobre o procedimento que os cristãos deveriam seguir o que confunde os que estavam se convertendo. Essas observações eram fundamentadas nos costumes judaicos e não nos ensinamentos pregados por Jesus Cristo e anunciados pelos apóstolos. Então de Jerusalém juntamente com Paulo e Barnabé são enviados as comunidades convertidas alguns representantes com uma carta que os credencia como anunciadores de Cristo e adverte que Deus não nos pede nada impossível de realizar, mas ações fundamentais para uma vida de Santidade.

O Salmo 66(67) nos mostra que todas as nações glorificam o Senhor, Ele que nos concede graças e bênçãos e nos faz conhecer o caminho da salvação, louvemos a Ele com nossa vida sendo espelho para o mundo de sua misericórdia e da sua justiça.
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós!  Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão e guiais, em toda a terra, as nações.
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

Segunda Leitura: Apocalipse 21,10-14.22-23
Leitura do livro do Apocalipse de são João: 10Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 22Não vi templo na cidade, pois o seu templo é o próprio Senhor, o Deus todo-poderoso, e o Cordeiro. 23A cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na segunda leitura temos a belíssima narrativa da Nova Jerusalém onde não há noite (dor, trevas), mas luz maior “Deus” que ilumina a todos com sua glória e majestade. É de grande alegria para nós essa leitura, encontramos nela certeza que está destinada a todos os povos, pois suas portas estão voltas para todos os hemisférios, sendo três o número de portas para cada hemisfério podemos relaciona-las a Trindade Santa, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo que acolhe a todos que escutam a palavra anunciada pelos apóstolos por ele enviado. Assim irmãos busquemos viver de modo justo, em vista a santidade de nossas almas.

Evangelho: João 14,23-29
Resultado de imagem para “Se alguém me ama, guardará a minha palavra"Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

No evangelho de hoje somos chamados a permanecer no amor, observar os mandamentos e a confiar na providência de Deus. Jesus insiste na obediência aos mandamentos, fala aos discípulos que para amá-lo é preciso viver segundo a instrução que Ele vos deu, porém conhecendo a dificuldade dos discípulos de estarem vigilantes promete não os desamparar, que o Deus Pai enviará sobre eles os Espirito Santo com defensor e guia. Não perturbeis vossos corações, mas guardai a minha paz.

Na liturgia de hoje devemos estar atentos em três pontos: o primeiro ponto encontramos na  leitura  do Atos dos Apóstolos “identificar os enviados de Deus” em um mundo que onde encontramos tantas pessoas preocupadas em lucrar a qualquer custo, que disseminam múrmuros, calúnias, ‘falsas verdades’, exploram a dor e a fé do próximo, faz-se urgente e necessário buscar conhecer o Evangelho de Jesus Cristo e o magistério da Santa Igreja para não nos deixarmos iludir ou oprimir por valores que contradizem os mandamentos da Lei de Deus,  e nos afastam de sua graça.

O segundo ponto encontramos no Evangelho se me amais guardará as minhas palavras, ou seja, o meu mandamento. Muitos poderão dizer Jesus trocou aqueles dez mandamentos por apenas um, pois aqueles estavam foram de contexto “as coisas mudaram”, uma grande mentira, pois Jesus não aboliu a nenhum deles, mas os contemplou em apenas um. “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, se amais a Deus sobre todas as coisas cumprirá fielmente os três primeiros mandamentos deixados por Deus a Moises, e se amais o próximo como a ti mesmo, não fará mal algum a eles, assim guardando os outros sete mandamentos da Lei Deus. Muitas vezes caímos na tentação de se deixar levar por uma modernidade que busca cada vez mais nos afastar das coisas divinas e de nossos irmãos em Cristo, nos tornando escravos do medo da não aceitação, dos nossos vícios e de nosso ego, então devemos estar vigilantes.

O terceiro ponto está na leitura de Apocalipse à Nova Jerusalém, local preparado por Deus para aqueles que souberam meditar a palavra viva o próprio Jesus e levá-lo aos irmãos em um gesto de amor fraterno e fiel a Deus a exemplos dos apóstolos. 

Caríssimos irmãos deixem-se guiar pelo Espírito Santo de Deus, participando da partilha da palavra e da Sagrada Eucaristia que nos garante a Paz e a certeza da Vitória dos filhos da Luz.
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário