sábado, 11 de maio de 2019

Somos do rebanho do Senhor (12/05/2019)


Neste quarto domingo do tempo pascal meditamos Jesus Cristo como Bom Pastor que se compadece e dá a vida pelas suas ovelhas, hoje Ele entrega a nós o pastoreio do seu rebanho, assim como fez com Paulo e Barnabé, Ele nos envia para buscar as ovelhas que estão mais distantes para assim formar um só rebanho, esta é a nossa missão.

Primeira Leitura: Atos 13,14.43-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, Paulo e Barnabé, 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Não há limites a misericórdia de Deus, Paulo e Barnabé primeiro tentaram disseminar a mensagem do Cristo ressuscitado entre seu povo, os judeus, mas eles não perceberam a graça abundante que há em Nosso Senhor Jesus Cristo, ficaram cegos de inveja e perseguiram os apóstolos do Senhor, isso fez com que Paulo e Barnabé direcionassem os ensinamentos aos pagãos que acolheram com muita alegria. Em nossa caminhada de fé muitas vezes encontramos obstáculos dentro da nossa comunidade, conflitos podem nos desmotivar a continuar a nossa missão, é preciso erguer nossos olhos e visualizar os horizontes de oportunidades de levar a mensagem de Nosso Senhor, não conseguiremos impor nada a ninguém, seguir a Jesus Cristo é um caminho que se faz com amor e com experiências de fé, existe um mundo muito grande fora das paredes das nossas comunidades e Nosso Senhor nos envia para lá para buscar aqueles que ainda não os conhecem.

No Salmo 99(100) elevamos ao Senhor nosso louvor em agradecimento pelo imenso amor e zelo que Ele tem com o seu rebanho.
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Segunda Leitura: Apocalipse 7,9.14-17
Leitura do livro do Apocalipse de são João: Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14Então, um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em sua visão João vislumbra esta grande multidão de todas as partes do mundo prestando culto diante do cordeiro, Jesus Cristo é o cordeiro imolado por nós, o seu sangue nos lava do pecado tornando-nos criaturas novas, nEle encontramos saciedade da nossa fome e sede de justiça, com Jesus Cristo ressuscitado nenhum mal poderá nos afligir, mesmos perseguidos sentimos a alegria do encontro com Deus, sabemos que Ele nos conduzirá para as fontes de agua viva, pois Ele é o nosso pastor e nada nos faltará.

Evangelho: João 10,27-30
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Somos as ovelhas do rebanho do Senhor, precisamos escutar a sua voz, a Ele pertencemos e ninguém poderá mudar isso, em nossa vida algumas vezes nos desgarramos deste rebanho e tropeçamos, caímos e nos machucamos, eis que Ele vem nos buscar para novamente nos resgatar, cuida de nós com carinho e nos devolve ao rebanho. Se somos de Deus, quem poderá nos tirar dEle? Em nossas escolhas na vida, muitas vezes nos afastamos deste amor de Nosso Senhor Jesus Cristo e sofremos muito com isso, mas a alegria do reencontro com Deus nos impulsiona a também fazer a nossa parte neste rebanho, pois Ele nos convida a também sermos pastores, experimentar o amor de Deus é nos comprometer com o resgate de quem anda perdido por aí. Jesus Cristo nos faz ovelhas e pastor.

Que neste domingo possamos aprender com Nosso Senhor Jesus Cristo que com a imensidão do mundo não podemos nos fechar em nosso grupinho, é preciso avançar cada vez mais ao encontro das ovelhas desgarradas do rebanho, nesta busca não importa o gênero, a etnia, a posição política, social e religiosa, a mensagem de Jesus Cristo deve ser direcionada a todos, sem imposição e com muito amor ao próximo faremos deste mundo um só rebanho do Senhor.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário