sábado, 22 de junho de 2019

Seguir a Nosso Senhor nos exige uma vida de renuncias (23/06/2019)


Neste domingo a palavra de Deus nos chama a meditar sobre os obstáculos que encontramos ao percorremos o caminho do Senhor, sabemos que muitas vezes somos tentados a não confiar na sua providencia e buscamos outros caminhos que nos afastam da sua presença, outras vezes somos nós que afastamos os nossos irmãos deste caminho, por eles vivenciarem de forma diferente a sua fé, mas Jesus nos mostra que para ser seu discípulo é preciso renunciar a nós mesmos, tomar sobre os ombros nossa cruz e segui-lo.

Primeira Leitura: Zacarias 12,10-11; 13,1
Leitura da profecia de Zacarias: Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. 11Naquele dia haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon no campo de Magedo. 13,1Naquele dia haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura Zacarias dirige essas palavras ao povo que constantemente colocava em dúvida a fé. Mostra que Deus está preparando grandes graças para Jerusalém, mas que será preciso que o povo volte seu olhar para Ele como único Deus e Senhor, porém entre eles a aqueles que deixando se dominar pelo pecado choraram amargamente por terem se voltado contra Ele. Entretanto há uma esperança para todos que desejam reconciliar-se com Ele, a fonte de todo Amor o sague do seu preciosíssimo Filho capaz de lavar a todos dos seus pecados e devolver a comunhão com o Pai que está no Céu.

No Salmo 62(63) entoamos o nosso louvor ao Senhor, só nEle podemos saciar a nossa sede de vida eterna, que os nossos lábios entoem a todos os cantos da terra a glória de um Deus que nos ama e nos sustenta.
A minha alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora, ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja.
Como terra sedenta e sem água, venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida, e por isso meus lábios vos louvam.
Quero, pois, vos louvar pela vida e elevar para vós minhas mãos! A minha alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios ao cantar para vós meu louvor!
Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Segunda Leitura: Gálatas 3,26-29
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas: Irmãos, 26vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo em sua carta aos Gálatas nos ajuda a entender que ao sermos batizados recebemos uma graça imensa de receber o perdão de nossos pecados e participa da divindade do Pai, sendo assim verdadeiramente a sua imagem e semelhança, e sendo a sua imagem e semelhança, já não há mais diferenças entre um ou outro no aspecto de espiritual somos amados igualmente por Ele, independente do que já tenhamos passado nesta  vida, porém se somos herdeiros de sua promessa e somos a sua imagem e semelhança devemos nos comprometer a viver essa fé e ajudar nossos irmãos nessa caminhada rumo ao Pai.

Evangelho: Lucas 9,18-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

A liturgia deste domingo é uma preparação completa para a santificação de nossas almas. Na primeira leitura temos as promessas de Deus para seus filhos que simboliza reunificação dos povos pelo sangue de Cristo Jesus, na segunda leitura somos chamados a professar a fé em Nosso Senhor, iniciando nossa vida cristã no batismo tornando-nos herdeiros de sua promessa e no evangelho de São Lucas nos mostra que viver a fidelidade a Deus nos exige reconhecer Jesus como o Messias, Deus que veio a Terra caminhar junto com seu povo, orientando-os nas ações e motivando-os a lutar para que o reino de Deus chegue a todos. A liturgia de hoje nos chama a reconhecer que sem Deus nada somos, mas que junto a Ele somos capazes de grandes realizações.

Se quisermos realizar a vontade de Deus devemos refletir com os olhos da fé a frase: ”Se alguém quer me seguir renuncie a si mesmo, tome sua cruz de cada dia e siga-me”, pois hoje o mundo nos prega algo contrário: “Sofrer por quê? O importante é ser feliz!” Nossa sociedade se afastou de Deus de tal maneira que o ser humano olha apenas para si, em uma busca constante e desenfreada da felicidade pessoal e que ele nem imagina, mas é ilusória, e não olha a sua volta para ver aqueles que estão sofrendo por seu egoísmo.

Ninguém é feliz a todo o momento. Todos nós devemos passar por cruzes em determinado momento de nossas vidas, pois são nesses momentos nos assemelhamos a Cristo e purificamos nossas almas.

Peçamos a Virgem Santíssima que nos ajude a ser como Ela, a se entregar a vontade do Pai, para que sejamos instrumentos na construção do reino Deus sobre a Terra, mesmo que isso custe a nossa vida. Ela que recebeu o título de Nossa Senhora das Dores, soube tão bem tirar de cada dor uma alegria recebendo assim também o título de Nossa Senhora das Alegrias, nos ajude a ser fiel na dor e aflição, para que possamos no Céu celebrar a Alegria junto a Ela e Santíssima Trindade Deus Pai de Amor, Filho Salvador e Espírito Santo Consolador. 
Salve Maria!
Rosiani Corrêa Meirelles


Nenhum comentário:

Postar um comentário