quinta-feira, 20 de junho de 2019

Solenidade de Corpus Christi, participamos do corpo e sangue do Senhor (20/06/2019)

Celebramos hoje a Solenidade de Corpus Christi, onde somos chamados a participar do grande mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo que se entrega em corpo e sangue, alma e divindade, neste pão e vinho que nos alimenta e nos prepara para a missão. Celebrar o corpo e sangue de Jesus Cristo nos leva a participar da Santa Ceia onde Nosso Senhor se deu em alimento e pediu que os apóstolos também o fizessem em sua memória e nós somos a extensão dos passos dos apóstolos.

Primeira Leitura: Gênesis 14,18-20
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Leitura do livro do Gênesis: Naqueles dias, 18Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O livro do Gênesis mostra o encontro de Abraão, a quem o Senhor prometeu uma descendência numerosa, e Melquisedeque, cujo o nome significa “meu rei é justo”, Melquisedeque oferta pão e vinho reconhecendo a grandeza do Deus de Abraão, ele bendiz ao Senhor por todas as bençãos que tem concedido ao patriarca e sabe somente a este Deus pode ser atribuído as vitórias de Abraão nas batalhas. O Senhor coloca diante de nós os nossos inimigos prostrados, com Ele a vitória é certa.

No Salmo 109(110) bendizemos ao Senhor por inúmeras vitórias que Ele nos permitiu, reconhecemos nEle todo o poder e toda a realeza, Ele é o criador e Senhor de todas as criaturas.
Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedeque!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”
O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos.
Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedeque!”

Segunda Leitura: 1 Coríntios 11,23-26
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 23o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

São Paulo fala a comunidade de Coríntios a memória da noite que Nosso Senhor Jesus Cristo quis ceiar com seus apóstolos e deu a Si mesmo como verdadeiro alimento no pão e no vinho, Paulo não presenciou este momento, esta graça foi transmitida a ele pelos apóstolos que estiveram com Jesus na Santa Ceia, mas ele fala com a propriedade de quem participou e nos chama a fazer o mesmo, celebrando a memória da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor até o dia que Ele voltar.

Evangelho: Lucas 9,11-17
Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 11Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Nas palavras do santo evangelho de hoje vemos que São Lucas nos relata um grande milagre, Nosso Senhor alimente uma grande multidão de mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes, para os apóstolos parecia pouco e tentava convencer a Jesus Cristo para dispersar a multidão para que cada um buscasse a forma de se alimentar, seria a saída mais fácil, mas Nosso Senhor lhes diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, eis o grande desafio, porém é preciso confiar em Jesus Cristo e acreditando eles presenciaram um grande milagre que puderam testemunhar para o mundo inteiro.

Tapete de Corpus Christi 2019
Com. São Diogo - Serra - ES
Nosso Senhor poderia ter feito descer pão do céu ou até mesmo transformado algumas pedra em alimento, mas Ele quis a participação de outros, alguém ofertou uma pequena quantidade de pães e peixes, e Jesus Cristo multiplicou ao ponte de alimentar a todos até estarem saciados e ainda sobrou, é assim que Nosso Senhor quer façamos, que possamos dar um pouco do que temos e um pouco do que somos que Ele tratará de fazer multiplicar.

Que nesta Solenidade de Corpus Christi possamos aprender com Nosso Senhor a confiar em sua providencia e a também dar a nossa contribuição para a obra do Senhor, muitas vezes imaginamos que o pouco que sabemos fazer e o pouco que possuímos em quase nada poderá colaborar com a construção do Reino de Deus, mas Jesus Cristo torna o pouco de cada um em muito e realiza grande obras, seremos sempre instrumentos frágeis e insuficientes nas mãos de um Artesão habilidoso, é Nosso Senhor que faz o milagre da vida acontecer.
Que Nossa Senhora, Sacrário Vivo do Senhor, oriente os nossos passos nesta missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário