domingo, 22 de dezembro de 2019

Pode confiar, pois já se aproxima a glória do Senhor (22/12/2019)


Neste quarto domingo do Advento vemos que já se aproxima o Natal do Senhor, é Deus que quer ser conosco e quer nos salvar. Para colocar em prática o seu plano de salvação do mundo Ele contou com o sim Nossa Senhora e a obediência de São José, Nosso Senhor quis nascer em uma família para mostrar ao mundo que pela família encontraremos o caminho leva a salvação.

Primeira Leitura: Isaías 7,10-14
Leitura do livro do profeta Isaías: Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi, então, vós, casa de Davi: será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura temendo o cerco preparado para ele, o rei Acaz recebe do profeta Isaias a mensagem de esperança. É preciso ter atenção aos sinais, pois de uma jovem virá a salvação é o Senhor teu Deus se faz presente e lhes dá a libertação. Esta leitura nos ensina que mesmo em meio as dificuldades da vida, é preciso ter confiança, pois o Senhor sempre está conosco e dEle virá a nossa vitória.

No Salmo 23(24) elevamos o nosso louvou ao Rei da Glória, Ele se aproxima, que possamos abrir em as portas do nosso coração para recebe-lo com muita alegria em nossas vidas.
O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.” “É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.”


Segunda Leitura: Romanos 1,1-7
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: 1Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 5É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Em sua carta aos Romanos, São Paulo nos convoca a vida de santidade, sabemos que este caminho não é fácil, mas é pela graça de Nosso Senhor que venceu a morte que podemos alcançar esta santidade, para isso Ele escolhe e capacita a cada um de nós para a vocação apostólica, seja ela a vocação sacerdotal ou matrimonial. Devemos por tanto seguir os passos de Jesus Cristo, observando os mandamentos sem nos afastar da graça. Seguindo o exemplo de Nossa Senhora, dos apóstolos, dos profetas e de tantos santos que nos precederam, devemos colocar as nossas vidas nas mãos do Senhor, sendo instrumentos para a construção e para a transformação desta nova civilização.

Evangelho: Mateus 1,18-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da salvação. – Gloria a Vós Senhor.

No evangelho segundo São Mateus vemos o cumprimento das promessas de Deus que foram profetizadas por Isaías, uma Jovem Senhora concebeu do Espírito Santo, por Ela a salvação virá ao mundo, vemos também a figura de um homem justo para quem esta jovem foi prometida em casamento, São José recebe em sonho a visita do anjo do Senhor dizendo para temer em receber Maria com esposa e a ele o anjo revela os planos de Deus, por esta criança o mundo encontraria a salvação, com grande confiança nos desígnios de Deus ao acordar ele faz conforme o anjo havia lhe fala.

Como para nós é difícil ser como Nossa Senhora e São José que tendo outros planos para vida, coloca-os de lado para seguir o plano de Deus? Este deve ser o exemplo que devemos ter em nossa vida, quando o Senhor nos mostra um caminho e que achamos difícil, é nEle que deve estar a nossa confiança de que tudo dará certo se colocarmos os nossos passos na pegada do Senhor, Ele nunca nos deixará entregue a própria sorte, por mais difícil que foi a vida de Nossa Senhora e São José, Deus sempre seguiu a frente preparando caminho e os capacitando para a jornada, isso também Ele faz conosco, precisamos confiar mais em Nosso Senhor e tudo dará certo.

Que neste domingo possamos aprender mais com Nossa Senhora, com São José, com os apóstolos, com os santos e com os profetas, a ter confiança no Senhor, vemos que se aproxima o Emanuel, é Deus que quer estar conosco, o menino nascido de Maria nos traz a salvação e esta faz valer toda a jornada, por mais difícil e temível que ela seja, confiando no Senhor poderemos celebrar a alegria do verdadeiro e santo Natal.
Rubens Corrêa

Um comentário: