domingo, 29 de dezembro de 2019

Solenidade da Sagrada Família, um convite a santificar os nossos lares (29/12/2019)


Resultado de imagem para sagrada familia vai para o egitoNeste último domingo do ano celebramos a Solenidade da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, uma Família que serve de modelo de obediência, de virtudes e de amor para nossas famílias, neste momento em que vemos uma grande ofensiva de vários setores da sociedade contra as nossas famílias, querendo deturbar os princípios cristãos afirmando que tudo é válido para ser “feliz”, somos convidados a meditar: Como estamos cuidando de nossas famílias? Temos feito dos nossos lares um lugar de amor e paz onde Jesus possa reinar? Que a Sagrada Família nos ajude a ser mais família com a verdadeira essência da palavra.

Primeira Leitura: Eclesiástico 3,3-7.14-17
Leitura do livro do Eclesiástico: 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai terá alegria com seus próprios filhos e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17e, na justiça, será para tua edificação. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Aprendemos com os antigos a aproveitar a experiência e sabedoria dos mais velhos, lembro-me com frequência como sempre tínhamos em nossos avós uma referência de pessoas honestas, tementes a Deus e a quem expressávamos grande carinho e respeito, hoje vemos uma realidade diferente onde se cultua a juventude e as aventuras desta fase da vida como referência para os outros, é um absurdo ser necessário um estatuto do idoso para forçar o respeito e o cuidado para com os mais velhos, e mais triste ainda é ver lares cristãos que desprezam aqueles que trabalharam arduamente para construir a família e a nossa sociedade. Precisamos nos inspirar com esta passagem bíblica e aprender a absorver a sabedoria de quem aprendeu com os erros e acertos da vida.

No Salmo 127(128) elevamos o nosso louvor ao Senhor, reconhecendo que a felicidade de nossas famílias consiste em trilhar os caminhos do Senhor.
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. 

Segunda Leitura: Colossenses 3,12-21
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O Apóstolo São Paulo nos aponta um caminho para cuidarmos de nossas famílias, e este caminho passa pela misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, com Nosso Senhor aprendemos a importância do perdão dentro do nosso lar, Ele é a riqueza que habita em nós, maridos e esposas devem mutuamente se amar, se respeitar e se submeter, devem ser bons exemplos de famílias para os filhos, para que eles também trilhem este caminho sem desanimar. Que no seio de nossas famílias possa nascer um louvor verdadeiro a Deus, e isso fazemos seguindo os exemplos de Jesus Cristo.

Evangelho: Mateus 2,13-15.19-23
Resultado de imagem para sagrada familia vai para o egitoProclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: 13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. 21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai, Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

No evangelho segundo São Mateus vemos que não foi o bastante não encontrar hospedagem digna para que o Salvador do mundo nascesse agora sua vida corria perigo, São José ouviu o aviso do anjo e este justo protetor da Sagrada Família obedeceu a voz de Deus levando Nossa Senhor e o Menino Jesus para o Egito permanecendo lá o tempo necessário para a segurança do Menino.

Resultado de imagem para sagrada familia vai para o egitoNosso Senhor acabara de nascer, tão pequeno e tão frágil parte no colo de Nossa Senhora para o exílio no Egito, pois aqueles que detinham o poder se virão ameaçados por tão grande luz que brilhou no mundo e temiam perder a sua posição para um Menino que nasceu para ser rei, mas não entenderam que o reinado de Nosso Senhor é diferente e este trono nunca poderia lhe ser tirado. Usando da obediência de São José e da ganancia dos poderosos Deus fez cumprir as profecias, mostrando que aquele Menino é o Messias tão esperado da casa de Israel.

Cessando as ameaças ao Menino Deus é hora de retornar, o anjo novamente avisa a São José, mas chegar em Israel toma conhecimento de quem estava no poder e temendo o novo governante decide ir para Nazaré, assim novamente cumprindo as profecias. Como não destacar a importância deste sábio homem a quem Deus confio a paternidade do seu Filho, homem justo, temente a Deus, soube ouvir a voz de Deus e orientada por ela trilhou o melhor caminho para Sagrada Família, certamente Nossa Senhora e o Menino Jesus tinham muita admiração e respeito para com este homem herdeiro da casa de Davi, esta Santa Família que agora fazia morada em Nazaré é para nós exemplo de amor e respeito mútuo.

Qual clima agradabilíssimo deveria ter neste Santo Lar? Jesus, Maria e José, se amando e servindo-se, cada um com sua particularidade, mas entregando o máximo de cada um, todos sendo uma só Família, este clima deveria existir em todos os lares no mundo inteiro e com certeza teríamos um mundo bem diferente do que vemos.

Que celebrando a Solenidade da Sagrada Família, possamos nos espelhar em Seu exemplo, mesmo que muitas vezes as nossas famílias não atendem aqueles padrões que conhecemos, mas somos nós que temos a missão de santificar as nossas famílias, que o nosso lar seja um lugar de aconchego, de paz e de amor, onde todos os membros da família sintam-se pertencentes e felizes. Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, olhamos para aquela humilde Família da periferia de Nazaré que há mais de dois mil anos vem nos mostrar o verdadeiro sentido das palavras, felicidade, amor, paz e liberdade, que façamos deste mundo um grande lar, lugar de aconchego para todos os filhos de Deus e que possamos cuidar para que todos eles tenham a dignidade de filhos bem-amados de um Pai Misericordioso. Jesus, Maria e José nos ajude nesta missão.
Rubens Corrêa


Um comentário:

  1. Deus abençoe na missão meu amigo, esqueças palavras escritas e lidas por nós possa mudar a vida de muitos inclusive a nossa com o exemplo da sagrada família. Ass: Darckson

    ResponderExcluir