sábado, 18 de outubro de 2014

Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (19/10/2014)

   Neste 29º Domingo do Tempo Comum, recebemos de Deus palavras que podem nos incomodar pela forma que agimos na sociedade, o cristão não pode ser reconhecido somente por suas atitudes religiosas, mas, também pela sua atitude como cidadão, uma não está isolada da outra, e Jesus nos mostra isso muito bem.
   Na primeira leitura o Deus nos fala, “Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro.”(Is. 45, 1. 4 – 6.) Deus deve estar a frente de nossas ações, não há outro que possa nos dar a fortaleza que necessitamos para a nossa jornada, com Deus somos mais forte, ele caminha a nossa frente preparando os nossos caminhos, mas, nós como ungidos de Deus devemos trilhar sempre pelos caminhos da justiça e igualdade entre todos, somos responsável em levar Deus em todas as nossas ações, que sejam boas ações.
   Na primeira carta aos Tessalonicenses o Apostolo São Paulo nos diz, “Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. Porque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.”(1Ts 1,1-5b) Vemos os Apóstolos não anunciava o evangelho somente com os lábios, o evangelho era percebido neles através de cada ação,  nós cristãos também  devemos anunciar com a boca e nossas atitudes, não se separa o cristão do cidadão, e principalmente aquelas atitudes que temos longe das igrejas onde atuamos, a missão do cristão está muito mais no mundo do que dentro da igreja, mas, peçamos que os nosso irmãos de fé orem por nós, para a nossa missão seja espelho do Cristo ressuscitado, o Espirito Santo nos impulsiona para agirmos na caridade sendo esta firmeza na esperança do povo.
   No evangelho vemos que sempre tentam armar ciladas para Jesus, “Naquele tempo, os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”(Mt 22,15 – 17.) Vale lembrar que o Imperador Romano oprimia o povo judeu, impondo pesados impostos, como não se opor a esse regime opressor, muitos se mostravam contrários ao Imperador, mas, de forma secreta, se posicionar publicamente contra este regime opressor era muito perigoso, poderia se perder a vida.
   Muitas vezes nós colocamos Jesus aprova quando tentamos justificar nossas faltas como cidadãos, com a corrupção que assola o nosso país, mas, Jesus vem para colocar cada coisa no seu lugar, “Jesus percebeu a maldade deles e disse: Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? Mostrai-me a moeda do imposto! Levaram-lhe então a moeda. E Jesus disse: De quem é a figura e a inscrição desta moeda? Eles responderam: De César. Jesus então lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”(Mt 22,18 – 21.) Temos impostos a pagar que muitas vezes achamos pesados e injustos, e ao ver as condições que se encontram os serviços públicos como educação, saúde e segurança, pensamos. Porque pagar os nossos impostos? Porque honrar nossos compromissos? A atitude que se esperava de Jesus naquele momento é que ele falasse que o povo não deveria pagar os impostos, e muitas vezes tentamos também exigir isso para justificar nossas transgressões, mas, ele nos mostra que devemos estar em dia tanto com Deus como também com a lei dos homens.

   Vemos que muitos vão à igreja, participam assiduamente, são lideres atuantes e que na sua vida social sonegam impostos, fraudam licitações, corrompem ou são corrompidos, fazendo isso estão na contramão dos ensinamentos de Jesus, muitos que acusam os nossos políticos de corrupção, mas, no dia a dia furam fila, pedem a quem tem influencia para dar um “jeitinho” para conseguir algo, não devolvem o troco que recebeu a mais, será que isso também não seria uma forma de corrupção? Sim, todos podem ser honestos ou corruptos, isso depende das nossas escolhas, Jesus não nos obriga a nada, ele nos mostra o caminho, mas, a decisão de seguir cabe a cada um de nós. Todo bom cristão será sempre um bom cidadão, e o bom cidadão cumpri com seus compromissos perante a sociedade, não podemos dar margem para que todos sejam jogados como mesmo saco, como se todos tivessem o seu preço, ser cristão exige de nós um compromisso verdadeiro com vida, e não é uma sobrevida, é uma vida plena para todos independente da posição social, fé que professa, cor de pele ou posição política, pois Jesus veio trazer vida nova a todos sem distinção. 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário