quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Trabalhar na vinha do Senhor: Um povo escolhido para que dê frutos! (05/10/2014)

   O tema da vinha é predominante na liturgia deste domingo. Trata-se da parábola, ou seja, uma “alegoria” ou comparação, porque cada pormenor da narrativa tem uma significação: assim o proprietário é o próprio Deus; a vinha é o seu povo eleito, Israel que nos aparece na Bíblia como tema preferido (cf. Is 5,1); os servos são os profetas enviados por Deus; o filho é Jesus, morto fora dos muros de Jerusalém; os vinhateiros homicidas são os judeus infiéis; outro povo, a quem será entregue a vinha, são os pagãos que receberão também eles a proposta de vida.
Comentário bíblico
Evangelho (Mt 21,33-43): Entregarão os frutos da vinha no tempo certo
  Numa releitura do texto de Isaias, o evangelho deste domingo vem acentuar a importância dos líderes religiosos no exercício de sua missão na comunidade que é cuidar da vinha.
  Jesus está afirmando a seus interlocutores que eles são apenas servos de Deus, que a função deles é entregar os frutos para o verdadeiro dono, mas eles quiseram fazer as coisas do jeito deles. Esses servos quiseram a parte que pertencia a Deus, mas somente o Senhor tem a última palavra na condução do seu povo.
Primeira leitura (Isaias 5,1-7): Esperava que produzisse uvas boas
  O poeta canta em versos a história de amor entre seu amigo e a vinha. Tudo foi cuidado para dar bom fruto: preparou a terra, plantou excelentes mudas selecionadas e fez tudo para que os frutos fossem de boa qualidade. Porém, a vinha não correspondeu aos esforços feitos.
  Para Isaías, a vinha é Israel, e Judá, a totalidade do povo de Deus. O povo não realiza as obras que agradam a Deus, especialmente a justiça e o direito.
  “O dono da vinha fez tudo para que sua vinha produzisse uvas boas; como ela produziu só uvas azedas (amargas), seu dono abandonou-a. Javé fez de tudo para que seu povo vivesse o direito e a justiça; mas o povo só produziu violação do direito e injustiça. O cerne do cântico a vinha é o verso três: o próprio povo é quem deve julgar a situação e dar a sentença”. (nota bíblica)
Segunda leitura (Fl 4,6-9): Ocupai-vos com tudo o que é bom
  A leitura da carta de S. Paulo aos Filipenses nos traça um itinerário possível para que a vida do cristão seja fruto do relacionamento com Deus.
Pistas de reflexão para a semana
  Estamos iniciando o mês missionário, e todo o batizado deve ser “vinha do Senhor”, dar frutos e evitar o comodismo que freia a missão.
Pe. Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário