sábado, 21 de fevereiro de 2015

Convertei-vos e crede no evangelho! (22/02/2015)

   1°leitura: Gênesis 9,8-15
   A água do diluvio vem nos mostrar a importância da purificação dos pecados. Deus nos chama a viver uma vida de dignidade, onde as impurezas do mundo não cabem na vida cristã, mas não basta lavar as impurezas é preciso uma conversão, uma adesão ao projeto de Deus para que assim não voltemos a pratica de velhas ações que nos levam de novo ao pecado.
   Deus estabelece uma aliança e faz uma promessa que não destruirá mais a terra. Ele deixa um símbolo o arco-íris para nos lembrar do seu amor e de sua promessa.
   2°leitura: 1 Pedro 3,18-22
   Na carta de Pedro encontramos a confirmação da aliança de Deus com seu povo, vendo que seu povo amado e escolhido, mais uma vez cedia às tentações do mundo, buscando a qualquer preço o poder e do ter, Deus renova sua aliança mandando seu filho para a remissão e salvação dos nossos pecados. O justo pelos injustos.
   Pedro faz um comparativo da arca de Noé onde Deus salva oito pessoas e agora com a pessoa de Jesus ele vem salvar toda a humanidade.
   Evangelho: Marcos 1, 12-15
  Já no evangelho de Marcos nos deparamos com Jesus se retirando ao deserto se preparando para sua missão com jejum e orações e sofrendo as mais diversas tentações, no evangelho de Marcos ele não relata quais foram estas tentações, mas nos evangelhos de Mateus e Lucas podemos ver que estas tentações estavam ligadas a ganancia, ao poder, a riqueza e glória. Jesus entendendo sua missão aqui as rejeita, pois veio para nos ensinar que a vontade de Deus é que vivamos como irmãos que ninguém tenha mais do que precise ou que ninguém precise do que não tem, nessa dinâmica somos chamados por Jesus a renunciar de nossas vidas atitudes que produzam a fome, a opressão e morte de nossos irmãos.
   O evangelho nos convida ainda a anunciar através de palavras e ações o projeto de Deus, para isso precisamos entender que "o tempo já se completou e que o reino esta próximo. Então convertei-vos e crede no evangelho". (marcos 1,15)


   A liturgia de hoje e o tempo quaresmal nos ensina que é preciso repensar e mudar nossas atitudes, nos tirar do centro e nos colocar ao lado (não de lado), mas ao lado de nossos irmãos excluídos pelo sistema e muitas vezes por medo ou por preconceito excluídos por nós mesmo. Sendo assim convido a todos a refletir o tema da campanha da fraternidade que foi inspirado nas ações do próprio Jesus "Eu vim para servir".
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário