sábado, 14 de fevereiro de 2015

Em Jesus encontramos a cura física e espiritual (15/02/2015)

   Neste domingo celebramos mais um milagre de Jesus, com a cura do leproso Jesus devolve a dignidade de quem era colocado à margem da sociedade, eram intocáveis, mas, Jesus o traz de volta ao centro da própria história. E nós? Muitas vezes somos colocados fora do convívio social, à margem das atividades da igreja e nos cantos de nossas famílias, e eis que Jesus vem nos resgatar e fazer de nós atores da nossa história.

   Na primeira leitura vemos como eram tratados aqueles que sofriam com a terrível doença da lepra, “O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes. Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: Impuro! Impuro! Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento.”(Lv 13,1-2.44-46.) Na antiguidade com poucos recursos da medicina, a maneira que acharam para não alastrar a doença era o isolamento, mas, isso poderia se bom para outros, menos para aqueles que além da doença tinham que conviver com o isolamento e a exclusão, hoje em nossa sociedade cheias de recursos e tecnologias, vemos muitos, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, sendo colocado de lado por estarem doentes ou incapazes de acompanhar a velocidade dos nossos dias atuais, nós como cristãos não podemos aderir a esta atitude, em Cristo temos que ser diferentes dos padrões deste mundo, temos que acolher a todos e lutar para que tenham dignidade.

   Em sua carta aos Coríntios, o Apostolo São Paulo nos diz, “Irmãos: Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” (1Cor 10,31-11,1.) Ele nos fala que tudo o que fazemos deve servir a um único proposito, dar glória a Deus, mas, a nossa realidade por diversas vezes vem nos mostrando diferente, muitas vezes buscamos a nossa própria gloria e para isso usamos os irmãos como escadas para que possamos subir nos palcos onde devemos ser reverenciados, é isso mesmo, muitas vezes fazemos dos altares de nossas igreja, sejam elas católicas ou protestantes, um palco para show de publicidade, e nos esquecemos o que estamos anunciando, estas atitudes atrapalham a vida das comunidades, devemos usar o precioso dom que Deus nos deu colocando a serviço do próximo, o caminho só vale a pena, quando todos caminhamos juntos com o mesmo objetivo, revelar o imenso amor de Deus aqueles que mais necessitam.
   No evangelho vemos novamente a misericórdia de Jesus para com aqueles que mais sofrem, “Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: Se queres, tens o poder de curar-me. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: Eu quero: fica curado! No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles! Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.”(Mc 1,40-45) Jesus não somente cura este leproso, podemos dizer que ele devolve a vida aquele homem, tocar em um leproso era algo impensável, mas, Jesus faz diferente, ele poderia curar mesmo de longe, só que para Jesus era necessário um toque profundo na vida daquele homem, e assim ele o fez e ainda faz em nosso meio, são muitas situações em que podemos sentir este toque de Jesus em nossa vida, dizendo “Eu quero, fica curado”, e nos diz isso a todo instante, e nós precisamos fazer como aquele homem que acreditou e teve a sua vida transformada. 
   Em nossa vida por diversas vezes estamos rodeados de muitos amigos, pessoas que estão sempre conosco por que temos saúde e vigor, mas, em algum momento da vida podemos ser acometidos de alguma enfermidade que nos tira mais do que a saúde, nos tira também  aqueles que sempre nos acompanhava em nossas atividades, acompanhar um doente não é uma coisa fácil, requer de cada um de nós um amor divino que nos mantem em contato direto com Deus, hoje a realidade de nossa sociedade se assemelha muito como na antiguidade, estamos abandonando as pessoas que não mais consegue nos acompanhar, e nos esquecemos que um dia seremos nós os abandonados, nós como cristão temos que ser para estas pessoas a imagem, o toque e a voz do Cristo dizendo a estas pessoas, “Eu quero, ficam curados”, não falo aqui somente da cura física, mas, principalmente da cura espiritual, este deve ser o nosso grande objetivo, pois um dia o corpo terá que padecer, mas, o espirito permanecerá eternamente saudável e jovem.
   Que a partir deste domingo possamos ser instrumentos nas mãos de Deus, levando a paz, o amor e a esperança que vem direto do coração de Jesus, para as pessoas que vivem em meio as guerras, a violência, as drogas e o ódio, não podemos perder esta batalha, hoje Deus está nos recrutando para ser mensageiros da boa nova, não só levar a palavra a quem está precisando, mas, também lutar para que todos tenham vida plena e abundante, lutar por um mundo repleto de paz e amor, um mundo onde todos viviam com dignidade, sem exclusão, cada um caminhando da forma que conseguem, sem que ninguém fique para trás, é isso que Jesus fez e cabe a cada um de nós que somos seus seguidores continuar a fazer.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário