sábado, 16 de maio de 2015

Ao subir ao céu, Jesus se faz presente nos irmãos necessitados (17/05/2015)

   Neste domingo celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor, após a sua ressurreição Jesus Cristo apareceu várias vezes aos discípulos, devolvendo a esperança a eles após a tragédia da cruz onde imaginaram que tudo havia acabado, nestes encontros com os discípulos Jesus relembrou a eles os ensinamentos que fez durante a sua jornada terrestre, para assim prepara-los para a missão de levar a boa notícia aos confins do mundo, ao subir ao céu Jesus entrega a eles a missão de fazer novos discípulos no mundo todo, mas, em nenhum momento os abandonam, ele se faz presente ainda hoje animando os nossos ministérios para mantermos firmes na caminhada.
   Vemos no livro dos Atos dos Apóstolos (At 1,1-11.) um relato do momento da Ascensão de Jesus ao céu, ele subiu ao céu na presença dos discípulos, mas, antes ele falou que os discípulos receberia em alguns dias o batismo do Espírito Santo e que a partir daí não mais haveria fronteiras para a missão, eles ficaram olhando o Senhor subir ao céu e dois homens vestidos de branco os alertaram que era preciso deixar de ficar simplesmente contemplando este momento e começar o exercício da missão.
   Em nossa caminhada por diversas vezes preferimos ficar somente na contemplação e não olhamos a dura realidade que afligem o nosso povo, somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e isso deve nos impulsionar para mudar tudo aquilo que oprime e mata os nossos irmãos, os discípulos fizeram isso e deixou a missão para que continuemos, mas, é preciso parar de tentar ver Jesus lá no céu, pois ele se faz presente no olhar do irmão necessitado que está ao nosso lado.
   Na carta aos Efésios (Ef 1,17-23.) o Apóstolo Paulo mostra a grandeza que Deus realizou por meio de Jesus, ele demonstrou todo o seu poder ressuscitando Jesus dos mortos, colocando-o a sua direita no céu, a ele foi dado toda a autoridade, ele está acima de qualquer poder neste mundo e no mundo futuro, tudo está debaixo dos seus pés, e a nós ele dá a esperança de participarmos da riqueza desta glória, mas, para isso precisamos abrir os nossos corações e pedir a Deus sabedoria para conhecer verdadeiramente Jesus, e conhecer ele é também participar da construção do seu reino de amor, justiça e paz, não podemos cruzar os braços quando há tanto por fazer, recebemos a herança dos santos, que entenderam a mensagem e colocaram as suas vidas a serviço de quem mais precisava, eles seguiram o exemplo de Jesus, e nós devemos também seguir os exemplos deles, sempre confiando que Jesus caminha a nossa frente e nos prepara para a missão.
   No evangelho segundo São Marcos (Mc 16,15-20.) Jesus envia os discípulos para a missão e revela os sinais que os acompanharão durante esta jornada, e depois disso foi levado ao céu, sentando-se a direita de Deus. Eles acreditaram e seguiram para onde o Espírito Santo os conduziam, e Deus confirmava a sua palavra por meio dos sinais que a acompanhava, tudo o que os discípulos realizavam era em nome de Jesus, pois é ele que tem o poder de realizar, nada faziam para se promover, eles serviram com humildade e realizaram grandes prodígios, era Jesus que estava a frente das suas ações e falava através das palavras dos apóstolos.
   Hoje vemos que muitos usam o nome de Jesus para promoção pessoal, pessoas que afirmam realizar milagres a qualquer momento e a qualquer pessoa que possa pagar por eles, não foi assim que Jesus enviou os discípulos, sabemos que as igrejas como qualquer outra instituição necessitam de dinheiro para as despesas da missão, para obras sociais e para a manutenção das estruturas, mas, não podemos aceitar que tirar o dinheiro do povo seja a atividade principal das igrejas, Jesus nos enviou para libertar os nossos irmãos dos sofrimentos e privações da vida, enviou para que todos tenham vida abundante e não podemos corromper a missão, pois o Espírito Santo habita em nós.
   Que neste domingo Deus derrame abundantemente a sabedoria em nossas vidas, para que possamos compreender verdadeiramente a missão que o Cristo em sua ascensão ao céu nos confiou, descruzando os braços e colocando-se a caminho, sabemos que não estamos sozinhos, Jesus caminha ao nosso lado animando e encorajando a nossa missão, e isso podemos ver nos olhos e no sorriso dos irmãos a quem temos o privilégio de ajudar, e sabemos que é por Jesus que conseguimos levar a mensagem aonde ela precisa chegar, mas, não somente a palavra precisa chegar, também temos que levar o alimento e o agasalho para quem precisa, pois com fome e com frio os nossos irmãos jamais entenderam a graça abundante que há em Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário