sábado, 9 de maio de 2015

Deus nos ama com um amor de mãe (10/05/2015)

   Neste domingo celebramos uma festa especial, o dia das mães, estas mulheres guerreiras que dedicam grande parte de suas vidas aos seus filhos, mãe é o mais belo e forte sinal do amor de Deus por nós. É sobre este amor infinito que vamos meditar neste domingo, Jesus nos deixou o principal mandamento, o amor a Deus está profundamente ligado em amar ao próximo, não podemos separar uma coisa da outra, Cristo ressuscitado é a nossa inspiração.
   Na leitura do Atos dos Apóstolos (At 10,25-26.34-35.44-48.) vemos Pedro na casa de Cornélio, ele não se coloca em destaque por ser apóstolo de Cristo, mas, se mostra como uma pessoa comum como qualquer outra, ao levantar Cornélio que estava aos seus pés, Pedro incluiu na comunidade dos cristãos todos aqueles que não eram judeus e que antes não eram aceitos no grupo, ele não fez nada de extraordinário, simplesmente se despiu de suas convicções para que pudesse ver como o Espírito Santo de Deus manifestava a sua glória descendo sobre os pagãos que aceitavam a fé. Em nossas comunidades muitas vezes agimos como aquele povo que se fechava dentro de seu grupo acreditando que a salvação iria chegar só para os escolhidos. Se fosse assim, porque Jesus enviou os discípulos para a missão de evangelizar e batizar a todos os povos? Existe sim salvação fora dos limites das nossas mentes, Deus é que está no comando deste projeto, somos somente instrumentos em suas mãos.
   Na primeira carta de São João (1Jo 4,7-10.) percebemos que o amor vem de Deus e é dom gratuito, ele demonstrou todo o seu amor nos dando o seu próprio filho para que pudéssemos encontrar a salvação, em Cristo ressuscitado estamos livres das nossas culpas, e o que Deus nos pede é que amemos os nossos irmãos, pois todos somos filhos do mesmo pai, este amor deve servir de impulso para que juntos lutemos por melhores condições de vida para todos, experimentar este amor de Deus é viver uma vida nova e plena, somos reconhecidos como filhos de Deus e o reconhecemos como o centro da nossa existência.
   No evangelho segundo São João (Jo 15,9-17.) Jesus nos revela que toda a lei se resume em amar o próximo com a si mesmo, encontramos no amor gratuito uma forma de permanecer em Cristo, e este amor não é somente da boca para fora, ele deverá estar em nossos gestos, palavras, olhares, este amor deverá ser sentido pelo próximo, é assim que Jesus faz conosco e assim devemos fazer com os irmãos.
   Deus não nos quer como escravos debaixo do julgo de suas leis, ele nos quer como amigos, livres para aceitar o caminho que ele nos oferece, devemos livremente procurar a Jesus e aprender com ele o caminho da salvação, ser amigos de Jesus é tomar conhecimento de todo o projeto de Deus e mais do que isso, é participar ativamente da construção do reino de Deus, pois Cristo nos enviou para darmos frutos e que os nossos frutos permaneçam, ele nos escolheu para este fim e sendo escolhidos recebemos todos os dias as bênçãos infinitas de Deus.
   Que neste domingo possamos com Jesus nos espelhar nos exemplos de muitas mães que como Maria entregam suas vidas para gerarem novas vidas, mães que são a forma mais sublime de percebermos a graça de Deus em nossas vidas, devemos aprender com nossas mães a amar de forma desinteressada, sem esperar nada em troca, precisamos levar este amor de mãe para o mundo todo, este amor que brota direto do coração de Deus e que contemplamos nos olhares de nossas mães, amor que cura, salva e liberta, este amor morou no ventre de Maria por nove meses e que depois disso ela conservou tudo em seu coração, então juntos com Jesus lutemos para transformar este mundo a partir do coração amoroso de Maria.
   Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário