sábado, 13 de junho de 2015

Em Jesus, somos as pequenas sementes da nova sociedade (14/06/2015)

   Neste domingo refletimos como a presença de Deus se manifesta em nossas vidas, ele faz pequenas inserções no nosso dia a dia, coisas pequenas e que muitas vezes deixamos passar sem notar, mas, que geram grandes e profundas transformações em nosso ser e em nossas famílias. Quantas coisas que não entendemos e que temos a certeza que Deus está à frente delas? Nós somos somente parte da criação perfeita de Deus, e devemos a todo instante bendizer e louvar a Deus por tantos dons que todos os dias ele faz brotar no meio do povo, sendo a força transformadora desta sociedade, onde temos direitos e deveres iguais, mais do que criaturas, somos filhos do amor de Deus.

   Na leitura da profecia de Ezequiel (Ez 17,22-24.) vemos que todo o poder vem de Deus, somente ele poderá fazer uma árvore seca brotar e produzir muitos frutos, da mesma forma, poderá tornar seca a árvore verde. Ele tirou o galho da copa do cedro, e de seus ramos arrancou um broto plantando-o em um elevado monte, dele surgiram muitos frutos e tornou cedro majestoso, onde encontramos alimento e abrigo.
   Está em Deus a força que nos impulsiona a transformação da nossa vida, com ele ninguém está perdido, ele pode tornar bom aqueles que caminham nas trevas, e que decidem mudar de vida, o sacrifício de Jesus na cruz nos trouxe uma oportunidade de encontrarmos vida nova e plena, hoje somos frutos deste amor incondicional que se entrega até o fim.

   Em sua carta aos Coríntios (2 Cor 5,6-10.) o apóstolo Paulo nos diz que morando em nossos corpos somos peregrinos longe de Deus, pois caminhamos com fé e não com a clara visão, mas, enquanto habitamos neste corpo, devemos empenhar-nos em tornar nossa vida agradável a Deus, pois um dia todos nós estaremos na presença de Jesus para apresentar com foi a nossa vida. E iremos apresentar o quê para Jesus?
   Em nosso meio muitos vivem como se fossem eternos e únicos, oprimem, vivem trapaceando os outros, caluniam e ofendem os irmãos, e usam os outros como degraus na escada de sua acessão a qualquer custo, um dia a nossa vida acaba e nada disso irá depor a nosso favor. Jesus fez diferente, ele não usou os outros para se promover, ele fez das necessidades do próximo a sua missão de vida, ele se entregou para que fossemos libertos das amarras do pecado, e nós que somos seus discípulos devemos fazer o mesmo, promover a igualdade, para que todos tenham vida em abundância.

   No evangelho (Mc 4,26-34.) Jesus usa de parábolas para ensinar o povo, compara o Reino de Deus as sementes lançadas na terra, que enquanto a agricultor dorme, germina, cresce, floresce e produz frutos, quando chega o tempo ele colhe os frutos. Também diz que o Reino de Deus é como a semente de mostarda que é a menor das sementes, e quando cresce se torna a maior das hortaliças. Como entender estas palavras de Jesus?
   O Reino de Deus começa em nossas vidas sem que percebamos enquanto dormimos na fé, Deus age como aquela terra que vai geminando e nutrindo a semente, ela cresce, aparecem as folhas, floresce e surgi os primeiros frutos, e nós não sabemos como Deus vai agindo em nossas vidas, percebemos que o Reino de Deus começa em nossas vidas, pequeno como a semente de mostarda, e que toma dimensões incríveis e mal sabemos como começou, mas, esta semente que germinou em nós e se tornou grande, deve servir de sombra, descanso e abrigo para aqueles que mais necessitam, não podemos desperdiçar estes dons, de nada adianta termos encontrado Jesus sem leva-lo a quem mais precisa dele, esta é nossa missão.
   Que neste domingo possamos dar o passo inicial para uma nova caminhada de fé, sabemos que somos pequenos frente à imensidão deste mundo, mas, sabemos que Deus está ao nosso lado e que Jesus anima nossa jornada, mesmo tendo vivido durante muito tempo no erro, Deus nos transforma em novas criaturas, e nos pede que façamos esta viagem ao seu encontro despojados de toda a vaidade e orgulho, de coração renovado pelo sacrifício de Jesus na cruz, para que os frutos de nossas vidas sirvam de inspiração para os nossos irmãos que encontram dificuldade de iniciar o caminho, somos responsáveis em levar o nome de Jesus a todos os cantos da terra, e isso devemos fazer sem oprimir, criticar e forçar os nossos irmãos, cada um tem o momento certo de se abrir para a infinita graça e o imenso amor de Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário