quarta-feira, 29 de julho de 2015

Deu-lhes a comer o pão do céu (02/08/2015)

   Introdução geral
   No domingo passado, acompanhamos o sinal de Jesus na multiplicação dos pães. A multidão não havia compreendido o sentido verdadeiro da ação de Jesus, por isso Ele explica o sentido do sinal.
   A melhor obra que podemos realizar é crer em Jesus, o Filho de Deus enviado para dar a vida ao mundo. Jesus é o dom de amor gratuito oferecido pelo pai à humanidade. Em Jesus nos tornamos pessoas novas, criadas à imagem e semelhança de Deus.

   Recordando a palavra
   Evangelho (Jo 6,24-35): Eu sou o pão da vida
   O ensinamento de Jesus faz alusão ao relato do maná, o alimento dos israelitas no deserto (Ex 16,1s). Jesus é o verdadeiro Mestre que conduz o diálogo, assim como fez com a mulher samaritana (Jo 4,7s). Sua Palavra oferece o alimento e a água que saciam plenamente a nossa fome e a nossa sede.
   Ele oferece o alimento que permanece para sempre até à vida eterna (6,27) e Ele mesmo dá a vida ao mundo (6,32). Também nós podemos pedir cheios de confiança: “Senhor, dá-nos sempre desse pão” (6,34).  A Palavra de Deus, revelada em Jesus Cristo, alimenta aqueles que acreditam que Ele pode saciar a fome e matar a sede dando razões de existir.
   Alimentados pelo pão do céu, seremos transformados em pessoas novas, podemos enxergar além das aparências e ver com os olhos de Deus, tendo também as atitudes do coração misericordioso do mesmo Deus que tem compaixão do seu povo peregrino. Que Deus nos renove e nos consagre totalmente na escolha do seu serviço.

   I leitura (Ex 16,2-4.12-15): Farei chover pão do céu
   O relato fala do pão e das codornizes como resposta ás murmurações do povo por falta de comida e de bebida. O texto enfatiza o dom milagroso do maná, que se torna sinal da presença de Deus e alimenta o povo, sobretudo por meio da palavra (cf. Dt 8,2-3). 
   O povo no deserto, em busca da terra prometida, faz a experiência do Deus da aliança, que acompanha a caminhada com amor e solicitude.
   O salmo 77(78) é uma oração sapiencial que sublinha as maravilhas de Deus em favor do seu povo ao longo da história.

   II leitura (Ef 4,17.20-24): Aquele que desceu do céu
   Esta leitura convida a trilhar o caminho da vida nova, inaugurado com a morte e ressurreição de Jesus. A experiência da fé em Cristo transforma a antiga criatura em pessoa renovada.
   A identificação com Cristo compromete a seguir o caminho da “verdadeira justiça e santidade” (4,24), testemunhada pela “caridade, o vínculo da perfeição” (cf. Cl3,14).
   Acreditar em Jesus e seguir o seu projeto salvífico é o trabalho que nos deve comprometer por toda a vida. A identificação com Jesus impulsiona a colaborar na construção de um mundo mais humano e fraterno.
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário