sábado, 8 de agosto de 2015

Jesus é o verdadeiro pão que alimenta a nossa missão (09/08/2015)

   Meditamos neste domingo, Jesus como verdadeiro pão descido do céu para dar vida eterna a todos aqueles que nele crerem, em nosso dia-a-dia com tanto por fazer nos esquecemos de colocar Jesus como o centro de nossas vidas, sabemos que é ele que revigora as nossas forças permitindo que sigamos a nossa missão sem desanimar, então precisamos constantemente nos alimentar deste dom gratuito e transformar toda a nossa vida pela força que emana de Jesus.
   Vemos na primeira leitura (1Rs 19,4-8.) que o profeta Elias em sua jornada deserto adentro, encontra-se sem forças e desanimado para continuar, “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. Sem ter como continuar adormeceu à sombra do junípero, mas um anjo do Senhor o tocou e mandou que levantasse e comesse, abrindo os olhos viu um pão assado debaixo de cinzas e um jarro de água, depois de se alimentar e saciar a sede, voltou a dormir, mas, o anjo veio pela segunda vez e disse, “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”.  Levantou, comeu e bebeu, e este alimento deu-lhe a força necessária para caminhar durante quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.
   Em nossa caminhada com tantas dificuldades, muitas vezes nos encontramos desanimados e não vemos como continuar o nosso caminho, perseguições, mentiras, fofocas, dificuldades financeiras, problemas familiares e a corrupção, são alguns dos fardos que tiram nossas forças fazendo com que nos sintamos vencidos e abandonamos a nossa missão, mas, Deus vem nos dar vida nova alimentando-nos do verdadeiro pão e saciando a nossa sede de justiça, ele nos capacita novamente para seguir a nossa jornada, e com as forças renovadas para lutar por um mundo melhor, só precisamos confiar e caminhar conforme a sua força nos conduz.
   O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios (Ef 4,30-5,2.) nos diz que Deus nos marcou com o selo para o dia da libertação. Tudo que é ruim desaparecerá do nosso meio, seremos libertos de toda a forma de maldade. Devemos ter compaixão e bondade uns com os outros, como Deus nos perdoou, também devemos nos perdoar mutuamente. O amor deve ser a força que nos move, o mesmo amor que fez Cristo se entregar por nós, e como filhos, devemos ser imitadores do Pai que nos ama de forma incondicional.
   A medida das nossas ações deve ser o amor, não podemos esperar somente que coisas boas aconteçam conosco enquanto em nossas atitudes somente realizamos o mal para os outros, como Jesus, devemos espalhar o bem em tudo que fizermos, o amor deve conduzir a nossa caminhada, mesmo quando somos odiados e perseguidos, com Jesus foi assim, e nós que somos muito menos que ele, também não iremos agradar a todos, a certeza que temos é que o Pai nos ama muito e esse amor nos basta para espalhar coisas boas ao mundo todo.
   No evangelho (Jo 6,41-51.) vemos os judeus murmurando contra a afirmação de Jesus, diziam eles, “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?” A eles Jesus responde, “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
   Como alguém saído do meio do povo, poderia oferecer algo tão especial? Como desceu do céu se conhecemos o seu pai e sua mãe? Os judeus fecharam as suas mentes pensando somente no material, mas, Jesus vai muito além do material, ele é o pão espiritual que alimenta a nossa fé nos impulsionando para transformação do mundo. Nós muitas vezes pensamos como os judeus, não acreditando na força que nasce do meio do povo e ficamos olhando constantemente para o céu esperando que venham de Deus todas as soluções dos nossos problemas, ao enviar Jesus como o verdadeiro pão descido do céu, Deus quer que sejamos nós os atores principais na construção do Reino de Deus, Jesus nos alimenta e anima a nossa missão.
   Que neste domingo, dia dos pais, possamos ser instrumentos nas mãos de Deus para tornar este mundo melhor para todos, e esta melhora começa em nossas famílias, pois não se pode tornar este mundo melhor com as famílias desestruturadas, os bons cidadãos e bons cristãos nascem de boas famílias, nós como pais, mães e filhos, precisamos viver além do material e nos unir também no espiritual, “Família célula fecunda, transformadora da sociedade”.
   Com amor de Pai, Deus nos ama e nos envia como testemunhas para o mundo, alimentados por Jesus, o verdadeiro pão descido do céu, nos sentimos fortes e aptos para esta missão, com ele nunca desanimamos e temos uma longa jornada pela frente, e não estamos sozinhos, basta olhar para os lados e ver que como muitos já caminham ao nosso lado, e no amor devemos ser sustentados e sustentar a caminhada uns dos outros, rumo ao mundo de justiça, amor e paz para todos sem distinção.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário