sábado, 29 de agosto de 2015

Louvar a Jesus além das tradições, louvar com os lábios e com os corações (30/08/2015)

   Neste domingo Jesus nos convida a meditar sobre o pesado fardo que muitas vezes são impostos aos nossos irmãos, vemos que há muito rigor em se manter as tradições deixando-se perder o que é essencial para seguir o evangelho de Cristo, com Jesus aprendemos a valorizar mais as pessoas, seguindo os seus mandamentos e ajudando o nosso irmão a ser melhor, o mestre nos ensina que o caminho para o Reino de Deus se percorre na estrada da misericórdia e do amor ao próximo, e nunca na estrada da condenação e da marginalização, Jesus é a nossa inspiração.
   No livro do Deuteronômio (Dt 4,1-2.6-8.) vemos que Moises ensina as leis de Deus orientando o povo a cumpri-la para que tomasse posse da terra prometida pelo Senhor. Pediu para que guardasse os mandamentos do Senhor sem que acrescentasse e retirasse nada da palavra de Deus. Guardando e praticando os mandamentos do Senhor, esta nação mostra a sua sabedoria e inteligência perante aos outros povos, nenhuma outra tem deuses tão próximo, o nosso Deus se faz presente sempre que é invocado. Como são justos os decretos e leis desta nação, isto demonstra a sua grandeza diante de todos os povos.
    Um povo que caminhava durante quarenta anos no deserto, rumo à terra prometida por Deus necessitava de regras que disciplinasse a convivência entre eles, no Egito eles seguiam as ordens do faraó e na nova terra sem as leis de Deus, cada um poderia agir conforme a sua vontade, fazendo-a prevalecer sobre a vontade alheia, certamente haveria muitas disputas e muitas mortes, convivendo em harmonia segundo as leis de Deus este povo demonstraria a sua grandeza. Hoje vemos tantas transgressões à lei e muitas vezes isso é colocado como normal, vivemos em um mundo repleto de corrupção, opressão e violência, o ser humano mostra-se tão cruel não respeitando nem a lei de Deus e nem a lei dos homens, Deus nos convida a voltar para o seu caminho de justiça onde encontraremos a sua paz.
   Na segunda leitura (Tg 1,17-18.21b-22.27.) o apóstolo Tiago nos diz, “Irmãos bem-amados: Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.”
   São Tiago nos convida a sermos praticantes da palavra e não meros ouvintes, recebemos como presentes de Deus os preciosos dons, ele nos gerou pela palavra da verdade e nós precisamos colocar estes dons a serviço daqueles que mais necessitam, a palavra de Deus se torna vida, quando inspirada por ela proporcionamos o bem estar do próximo, esta palavra deve estar viva em nossa boca e em nosso coração, seguindo a Jesus Cristo, juntos lutamos para transformar o mundo e nunca nos deixamos contaminar por ele, gratuitamente recebemos estes dons de Deus, e é de forma gratuita que o colocamos a serviço de um mundo de justiça e paz para todos sem distinção.
   No evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23.) vemos que alguns fariseus e mestres da lei questionam Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Os Judeus tem a tradição de se purificar sempre que retornam para suas casas e seguem os costumes de como lavar copos, jarras e vasilhas de cobre, jamais tomam a refeição sem se lavar. Mas Jesus os responde: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E chamando a multidão disse-lhes que o que torna o homem impuro não é aquilo que ele come e sim o que sai do seu coração, “Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.
   Não adianta seguir todas as tradições e no dia-a-dia praticar tantas iniquidades, vivemos em um país de maioria cristã e como explicar tantas violências, fome e corrupção, muitos enxergam na religião uma tradição e se esquecem de seguir os exemplos de Jesus, vivem dentro das igrejas, católicas ou protestantes, louvando e meditando a palavra, mas, parece que como mágica ao passar da porta da igreja, esquecem de tudo o que Jesus pediu, roubam, desviam, adulteram, oprimem, matam, corrompem e são corrompidos, bem disse Jesus, “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos”.
   Jesus nos convida a viver a religião não como tradição, a palavra de Deus deve estar viva em cada momento das nossas vidas, em cada ação que praticamos dentro e fora da igreja, ele deu a vida para que tenhamos vida, e nos entregou a missão de fazer com que os outros também tenham vida em abundância, podemos seguir as tradições, mas, ela não deve ser colocada acima dos mandamentos de Deus. Porque devemos nos importar mais com a cor da toalha que cobrimos o altar enquanto o irmão durante as noites frias não tem com que se cobrir para se aquecer?
   Dentro das igrejas buscamos a força necessária que nos serve de impulso para a atuação no mundo, Jesus subia ao monte para orar e sempre que descia ia direto para o meio do povo para anunciar que Deus é Pai, e ele não quer que nenhum de seus filhos se perca pelo caminho, como discípulos de Jesus devemos lutar por um mundo melhor, livre da fome, violência, injustiça, opressão, drogas e corrupção, é hora de transformar este mundo pelo amor e pela palavra de Deus, e ela se faz viva em nosso coração e em nossos lábios, e ele conta conosco para esta missão, não podemos nos omitir.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário