sábado, 15 de agosto de 2015

Assunção de Nossa Senhora, Maria modelo de amor ao próximo (16/08/2015)

   Neste domingo celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, vemos em Maria modelo de mulher, esposa e mãe, ela é a grande inspiração para nossa vida, pois sendo alguém tão especial, mãe do Salvador, se fez de humilde serva do Senhor colocando-se a serviço dos que mais necessitava, ela acompanhou Jesus do nascimento ao calvário, e junto com os Apóstolos recebeu a grande noticia da ressurreição do seu filho, foi ela quem primeiro recebeu o Cristo, fez do seu ventre um sacrário vivo para abrigar o Salvador do mundo.
   O livro do Apocalipse (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab.) nos revela um grande sinal no céu, junto com a Arca da Aliança surge uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, aparece também um dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres, com a calda ele lançava contra a terra a terça parte das estrelas do céu, ele se colocou diante da mulher que estava prestes a dar a luz, pronto para devorar o filho logo que nascesse. Eis que nasceu aquele que veio para governar o mundo com cetro de ferro, mas o filho foi levado para junto de Deus e seu trono, e a mulher se retirou para o deserto, onde Deus havia lhe preparado um lugar. E do céu uma voz forte proclamou: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.
   Esta passagem bíblica faz ligação entre a antiga e a nova aliança, a mulher grávida vestida de sol com a lua debaixo dos pés representa que a esperança venceu o medo, que a vida venceu a morte, a luz venceu as trevas, é em Jesus filho de Maria que encontramos vida plena mesmo quando tudo é desfavorável. O dragão pronto para devorar o filho representa as seduções do mundo, prontas para nos afastar de Deus, hoje muitas coisas podem nos tirar do caminho da salvação, as drogas, a prostituição, a ganancia, o ódio, a intolerância, a violência e a corrupção, são estes alguns dos dragões que estão prontos para devorar os nossos princípios cristãos, mas nós não podemos permitir que estas coisas nos tire da presença de Deus, pois Jesus nos espera de braços abertos em seu trono majestoso. Devido a sua importância para o projeto de Deus, Maria recebeu um lugar de destaque reservado por Deus, ela intercede junto ao filho, por cada um de nós.
    Em sua carta aos Coríntios (1Cor 15,20-27a.) o Apóstolo Paulo nos diz: “Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Com efeito, Deus pôs tudo debaixo de seus pés.”
   Por Adão o mundo conheceu o pecado, e em Jesus fomos libertos desta mancha original, ele vem nos libertar do poder da morte, pois ressuscitado, ele é fonte inesgotável de vida eterna, e esta vida ele nos oferece por meio do seu corpo e seu sangue, pão e vinho, alimento perene para a vida eterna. Ressurgido da morte para a vida, Jesus mostra toda a realeza de Deus, nenhum inimigo poderá vencê-lo, pois tudo está debaixo de seus pés, ele deve estar em primeiro lugar em nossas vidas e depois, Maria que trouxe a salvação ao mundo, e todos aqueles que nos leva a seguir o caminho de Jesus.
   No evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39-56.), ao saber da gravidez de Isabel, Maria com Jesus em seu ventre, parte para a cidade da Judeia para encontrar e ajudar a sua prima gestante, Izabel ao receber sua saudação sentiu a criança mexer em seu ventre, ficou cheia do Espirito Santo e exclamou, “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
   Após ouvir as palavras de Izabel, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
   Maria com seu filho no ventre enfrenta uma cansativa viajem para servir sua prima também gestante, vemos na figura de Izabel uma pessoa surpresa ao receber uma visita tão importante e ela proclama que Maria é bendita por que acreditou e disse sim ao projeto de Deus para a salvação do mundo, Maria por sua vez reconhece que é apenas uma humilde serva e que Deus é quem realiza grandes coisas a seu favor, o magnificat é um canto de esperança que Maria entoa a Deus, reconhecendo a grandeza e a fidelidade de Deus com seu povo.
   Que neste domingo, possamos aprender com Maria como ser humilde e como se colocar a serviço de quem mais precisa, ela que é modelo de serva obediente de Deus nos serve de inspiração para a nossa missão, neste mundo cheio de egoísmo, necessitamos de mais pessoas como Maria, e é difícil entender, que mesmo sendo grande em nosso país e no mundo a devoção por Maria, vemos tantas pessoas sendo humilhadas pela violência, fome, opressão, guerras e corrupção. O que está acontecendo com aqueles que dizem seguir os exemplos de Maria e de Jesus? Algo está errado, devemos deixar de venerar as imagens nos altares de tantas igrejas e passar a venerar Maria em seu caminho para servir a Izabel, e a melhor forma de venerar é também se colocar a serviço do próximo, esta é a mais sincera oração de louvor a Deus, era assim que Maria louvava e é assim que devemos também louvar. 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário