sábado, 23 de abril de 2016

A melhor maneira de evangelizar é Amar! (24/04/2016)

   Na liturgia de hoje Jesus nos dá um novo mandamento “Amai vós uns aos outros assim eu vos amei”! A melhor maneira de evangelizar é Amar!

Primeira leitura (At 14,21b-27)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, Paulo e Barnabé 21bvoltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”.
23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

   A primeira leitura deste domingo nos fala da importância de perseverar na fé, apesar dos obstáculos encontrados no caminho. E que o jejum e a oração ajudam-nos mantermos firmes. Hoje em nossa caminhada religiosa encontramos muitas pedras de tropeço que muitas vezes nos fazem pensar em desistir e desanimar de nossa missão de batizados e enviados do Senhor para anunciar o evangelho, mas a exemplo dos apóstolos somos chamados a crer neste Deus que já nos deu a prova de seu amor e que através de Jesus nos abriu as portas do céu.  

Segunda Leitura (Ap 21,1-5a)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 1vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.
3Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. 4Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes”.
5Aquele que está sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas”. Depois, ele me disse: “Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras”.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

   Eis a promessa de um novo céu e uma nova terra, João nos relata no livro do Apocalipse que Deus é a nossa morada, que ele é o Senhor da história, a fonte e o fim da vida, sendo assim se confiarmos e nos entregarmos nas mãos Deus nos tornamos um novo ser, capaz de amar e levar a todos a esperança da vitória.

Anúncio do Evangelho (Jo 13,31-33a.34-35)
 O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.  Glória a vós, Senhor.
31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

   Apesar de estarmos no quinto domingo da páscoa o evangelho nos traz um fato acontecido antes da morte de Jesus, neste texto São João nos apresenta a passagem onde Jesus relata a seus discípulos que sua partida esta próxima, mas que a glorificação do Senhor também, pois sua morte e sua volta para o pai é o ponto alto para sua glorificação. Jesus trata seus discípulos por filhinhos como gesto de carinho e de amor, desta maneira nos ensina como devemos tratar o nosso próximo. Deixa-nos, portanto um novo mandamento “amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vos deveis amar-vos uns aos outros”.  


   Este mandamento engloba todos os outros, pois quem ama os observa com alegria e retidão. O amor é capaz de transformar um ser, uma sociedade. Pelo amor Deus nos dá uma nova vida e se nós cristão amarmos nossos próximos como Deus nos amou, também nós ajudaremos para que o reino aconteça em nosso meio. Amar significa buscar a justiça, o bem comum, viver a partilha para que todos tenham os mesmos direitos, que todos tenhamos a dignidade e a capacidade de se prover e prover a sua família. 
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário