domingo, 10 de abril de 2016

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (10/04/2016)

   Neste terceiro domingo do tempo pascal somos chamados a jogar as redes para o outro lado o barco, é o Cristo ressuscitado que nos pede para mudar de atitude, podemos estar cansados da nossa jornada aqui na terra, mas, o seguimento de Jesus exige de nós uma mudança de vida, depois que Jesus passa por nossas vidas tudo é transformado e nos sentimos motivados para seguir nesta vida como suas testemunhas, esta é a nossa resposta, “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”
   Na primeira leitura (At 5,27b-32.40b-41.) vemos que os apóstolos são perseguidos por testemunharem Jesus: “Naqueles dias, os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, dizendo: ‘Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!’ Então Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem’. Então mandaram açoitar os apóstolos e proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus.”
   No inicio do cristianismo testemunhar a ressurreição de Jesus não era coisa fácil, os apóstolos sofreram muitas perseguições e não se sentiram abalados com isso, ao contrario, ficaram muito alegres por sofrerem por causa do nome de Jesus, era preciso levar a diante a mensagem do mestre, por isso valia a pena arriscar a própria vida. Nos dias de hoje as condições são mais favoráveis, não somos mais perseguidos ao anunciar o reino de Deus, mas, o que vemos é que muitos têm tantas outras prioridades que o anúncio do evangelho fica para segundo plano e acaba esquecido. Jesus conta conosco para a missão de levar o amor de Deus até os confins a terra, não podemos ficar parados.
   No livro do Apocalipse (Ap 5, 11-14.) João nos diz: “Eu, João, vi e ouvi a voz de numerosos anjos, que estavam em volta do trono, e dos Seres vivos e dos Anciãos. Eram milhares de milhares, milhões de milhões, e proclamavam em alta voz: ‘O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória, e o louvor’. Ouvi também todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, e diziam: ‘Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre’. Os quatro Seres vivos respondiam: ‘Amém’, e os Anciãos se prostraram em adoração daquele que vive para sempre.”
   Em sua visão, João contempla uma multidão ao redor do trono de Deus louvando a Jesus, cordeiro imolado, a ele toda glória, honra e louvor, assim que devemos louvar àquele que deu a sua vida para nos resgatar do pecado, o nosso louvor a Jesus ressuscitado brota das nossas ações do dia-a-dia, quando ajudamos a quem precisa, quando não corrompemos ou não nos deixamos corromper, quando lutamos por justiça social e quando buscamos a verdade como único caminho para encontrar a paz, seguir os passos de Jesus é a melhor forma de louvar a ele com toda a nossa essência.
   No evangelho (Jo 21,1-19.) vemos que Pedro saiu para pescar acompanhado de alguns dos apóstolos, tentaram a noite inteira e nada conseguiram. Ao amanhecer Jesus estava próximo a margem e perguntou: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Eles responderam que não. Então Jesus pediu para lançar as redes do lado direito do barco, e surpreendentemente pegaram uma grande quantidade de peixes que não conseguiram puxar, um dos discípulos disse a Pedro: “É o Senhor!” Ele se vestiu e atirou no mar ao encontro de Jesus. Quando chegaram margem viram que Jesus haviam já preparado em cima de brasas pão e peixes, Jesus pediu mais peixes e os convidou para comer, todos sabiam que era Jesus e por isso não se atreviam em perguntar quem ele era. Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o amava, já na terceira vez se entristece com a insistência do questionamento de Jesus e responde: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” e Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
   Mesmo tendo negado a Jesus três vezes, o mestre confia a Pedro a missão de cuidar do seu rebanho, antes disso Jesus exige dele uma resposta sobre o amor não só ao mestre, mas também ao projeto de salvação, e de Pedro vem esta linda resposta: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” Ao declarar o seu amor a Jesus, Pedro assume com ele a missão de continuar, e o caminho seria muito árduo e penoso, mas, a certeza que Jesus sustentaria a sua caminhada o acompanhava dentro do seu coração, ver Cristo ressuscitado foi a grande força motivadora da missão de Pedro e ele assumiu até o fim a sua missão.
   Olhando para o exemplo de Pedro, não tem como não nos identificar com ele, erramos muito e às vezes negamos Jesus nos irmãos que mais sofrem, mas, Jesus quer contar conosco para mudar esta realidade, ele nos chama a jogar as redes do outro lado do barco das nossas vidas, e mesmo não tendo ainda pescado nada, ele nos mostra que somos capazes de transformar as nossas vidas e exige também uma resposta de amor ao seu projeto de salvação. E qual será a nossa resposta?
   Declarar o amor a Jesus é se comprometer com tudo que ele lutou durante a sua vida, ele devolveu a dignidade a quem estava à margem da sociedade, fez o cego enxergar, o mudo falar e o surdo escutar, mostrou que ainda havia salvação para quem se perdeu no pecado, perdoando a prostituta, o desonesto cobrador de impostos e até aqueles que o mataram na cruz, ele construiu um reino novo com as pessoas simples do seu tempo, recusando se aliar as estruturas opressoras do seu tempo, Jesus não era nem de direita e nem de esquerda, ele simplesmente estava do lado de quem mais necessitava. Hoje ele nos pergunta: “Tu me amas?” E que possamos responder de todo o coração: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário