quinta-feira, 31 de março de 2016

Testemunhas da ressurreição: “O essencial é invisível aos olhos” (03/04/2016)

Introdução
   A festa da Páscoa é tão importante para todos os cristãos, que ela se prolonga por uma semana, e se vai prolongar por mais cinquenta dias até ao Pentecostes.
   O primeiro dia da semana, no tempo de Jesus, se tornou para os cristãos o dia mais importante da semana: O dia do Senhor, ou seja, o nosso domingo (Páscoa).
Textos bíblicos                                                                                                                
   I leitura (At 5,12-16): A ação do espírito Santo na Igreja testemunha a ressurreição de Cristo
   O relato é uma descrição resumida da vida das primeiras comunidades. Os milagres realizados pelos apóstolos ratificam a assistência do Espírito Santo à comunidade, confirmando com sinais a palavra anunciada pelos apóstolos. Assim multidões cada vez maiores de homens e mulheres aderiam ao Senhor na fé.
   II leitura (Ap 1,9-11a . 12-13.17-19): A Igreja testemunha a ressurreição de Cristo até que ele venha.
   O próprio Ressuscitado, em pleno dia do Senhor (domingo) se revela ao evangelista João, exilado na ilha de Patmos e lhe comunica: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte. Deixe por escrito o que você está vendo, o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer”.
   Evangelho (Jo 20,19-31): Os primeiros discípulos testemunham a ressurreição de Cristo
   Era o primeiro dia da semana. Bem cedo, a sepultura de Jesus foi encontrada vazia, como vimos no domingo de Páscoa. Ele havia ressuscitado.
   Na tarde desse dia, os discípulos de Jesus estavam reunidos. De repente a porta se abriu; o próprio Jesus aparece no meio deles dizendo: “A paz esteja com vocês”.
   Os discípulos ficaram cheios de alegria, pois estavam vendo o próprio Jesus, que pela segunda vez os saúda: “A paz esteja com vocês” e ainda acrescentou: “Como o Pai me enviou, também eu envio vocês”. Então soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espirito Santo. A quem vocês perdoarem os pecados eles serão perdoados; a quem os não perdoarem, eles serão retidos”.
   Tomé não estava nesse momento. Quando lhe contaram que viram o Senhor ele não acreditou e disse: “Só vendo mesmo, é que eu acredito”.
   Oito dias depois, no primeiro dia da semana, estavam de novo reunidos com as portas fechadas. Desta vez Tomé estava também com eles. Jesus entrou e disse: “Bote o dedo aqui nas minhas mãos. Veja aqui o meu lado, acredite”. Tomé faz um ato de fé e exclama: “Meu Senhor e meu Deus!” 
   E Jesus arrematou: “Você acreditou, porque me viu. Feliz será, quem acreditar sem ter visto”.
Pistas de reflexão
   O mal e a morte não têm mais a última palavra. Felizes de nós que cremos naquele que esteve morto, mas agora vive, naquele que tem “a chave da morte e da região dos mortos”.
   Neste ano santo da misericórdia somos convidados a ser missionários da misericórdia, da reconciliação e do perdão. Somos agora o “espaço” da salvação de Deus que está ao alcance de todos.
   João Paulo II instituiu este domingo para a celebração a Divina Misericórdia para nos ajudar a contemplar na vida e na liturgia o imenso amor misericordioso do pai na pessoa do seu Filho único, celebrado intensamente no tempo pascal.
   "A Misericórdia e o amor venceram o pecado! Há necessidade de fé e de esperança para abrir-se a este novo e maravilhoso horizonte. Nós sabemos que a fé e a esperança são um dom de Deus e devemos pedir a Deus dizendo: “Senhor, dá-nos a esperança”. Deixemo-nos invadir pelas emoções que ressoam do eco pascal: "Sim, estamos certos: Cristo ressuscitou verdadeiramente".
   Esta verdade marcou de forma indelével as vidas dos Apóstolos que, depois da ressurreição, sentiram novamente a necessidade de seguir o seu Mestre e, recebido o Espírito Santo, saíram sem medo para anunciar a todos o que tinham visto com seus próprios olhos e experimentado pessoalmente". (Papa Francisco)
   Salmo 117: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!”
   Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
   “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!" (Mateus 5,7)

Pe. Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário