terça-feira, 1 de março de 2016

“Sede misericordiosos como o vosso Pai” (06/03/2016)

      Introdução
   Nas leituras deste domingo há um convite explícito para a celebração e para a reconciliação. Neste convite, está implícita a necessidade de mudarmos a nossa visão conceitos sobre Deus e, consequentemente, nossa relação com Ele. Somente à luz deste novo olhar para Deus é que se poderá compreender o modo pelo qual Ele atua na história.

I Leitura (Josué 5, 9.10-12): Reconciliados com Deus
   A celebração da Páscoa na terra prometida é a renovação da aliança e reinaugura o processo histórico salvífico para o povo de Deus que saiu da terra do Egito pela força de Deus.
   O texto enfatiza uma nova etapa na vida e na história de Israel que implica uma ruptura com a desobediência no deserto – experiência de pecado. A celebração da Páscoa atualiza, ritualmente, a libertação da escravidão (páscoa-passagem), mas também serve para fazer memória da história, aprender com os erros e solidificar a fidelidade a Deus na aliança.
   Já de posse da terra, o povo deixa de comer o maná (dom de Deus) e começa a comer os frutos da terra que também são sinal da bondade de Deus para com o seu povo.
   Os hebreus estavam na terra da qual Deus havia dito que manava leite e mel, e a palavra de Deus se cumpriu, pois agora os frutos da terra saciam o povo e já podem viver com dignidade.

II Leitura (2Cor 5,17-21): somos embaixadores de Cristo
   Paulo declara enfaticamente que a perspectiva da qual o cristão vê todas as coisas deve ser a mesma de Jesus.
   Os vv. 17-19 salientam que em Cristo todas as coisas são velhas e agora tudo é novo, e isso ocorre por causa da graça de Deus, que reconciliou o mundo consigo.
   Estar “em Cristo” (v.17a) representa uma relação íntima e Paulo a quer expressar com o termo “nova criatura” (v.17b). Por Cristo, Deus criou uma nova humanidade; tudo vem de Deus, Ele é o autor da salvação. O impacto da obra redentora de Deus é a reconciliação (v.18). A reconciliação não é obra nossa, mas é obra de Deus (v.20). O evangelho é boa notícia, a reconciliação realizada por Deus merece ser proclamada a toda a humanidade.
   Paulo nos leva ao ápice do ministério cristão com a declaração de que “somos embaixadores de Cristo” (v.20). O papel do embaixador é singular porque está credenciado pela autoridade que o enviou. Deus nos delega como embaixadores para a obra da reconciliação.

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32): Celebrar o retorno à casa do Pai
   Aqui se encontra o coração do evangelho da misericórdia; Deus (pai) sai em busca do perdido e se alegra com o seu regresso ainda antes dele voltar.
   Os vv. 1-3 são apenas uma introdução justificativa das parábolas da misericórdia.
   O texto se divide em duas partes: o filho mais jovem (15,11-24) e o filho mais velho (15,25-32). Estas duas cenas são unidas pela ação do pai, o verdadeiro protagonista do relato. O ponto central é o encontro com o pai, comentado pelo refrão que sela toda a cena: “Este meu filho estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado” (15,24).
   Os vv. 11-16 narram a situação do filho mais novo que decide partir em busca daquilo que parece ser a sua liberdade interior.
   Os vv. 17-21 narram o processo do desejo de regressar a casa para fazer a experiência do perdão porque caiu bem no fundo do poço e porque se lembra da bondade do pai.
   Nos vv. 25-32 entra em cena o filho mais velho que se ressente da relação do pai com o filho mais jovem. O papel do pai é reconciliar estes dois irmãos para se sentarem à mesa da fraternidade sem reclamações. A fraternidade está ao alcance de todos.
   A narrativa termina com um convite para celebrar o retorno do pecador arrependido. Jesus mostra que o Pai sai em busca dos perdidos e festeja porque o seu coração está cheio de vida.

   Neste Ano da Misericórdia em que somos convidados a fazer a experiência do perdão e da reconciliação, aproveitamos as oportunidades que Deus coloca no nosso caminho.
   “É necessário, filho, que te alegres: teu irmão estava morto, e reviveu, perdido, e foi achado” (15,32)
Notas soltas
   Neste IV Domingo da Quaresma, se podem usar ornamentos de cor rosa.  A cor rosa nos ornamentos litúrgicos, é próprio dos domingos de "Gaudete" (o terceiro domingo de advento) e "Laetare" (o quarto domingo da Quaresma), que servem para lembrar aos penitentes sobre a proximidade do Natal e da Páscoa, e por conseguinte a cessação da penitência e do jejum.
    O nome "Laetare" vem da antífona de entrada e significa " Alegra-te " e expressa que já falta pouco para chegar ao feliz tempo da ressurreição. Daí o emprego da cor rosa, que é símbolo de alegria, embora seja de uma alegria efémera, própria só de certas ocasiões.
   Acolhendo os apelos de conversão da Quaresma e da Palavra de Deus, a nossa celebração será sempre um verdadeiro banquete para celebrar na alegria à volta ao Pai e à comunidade dos filhos pródigos que estavam perdidos, mas que voltaram à vida pela Bondade de Deus e pela Acolhida dos irmãos.
   A Quaresma é tempo de nos reconciliar com Deus. O Povo de Israel caminhou pelo deserto, buscou a liberdade e, no final, chegou à terra prometida. Nela celebrou a Páscoa. E nós, novo povo de Deus, que páscoa, que terra, que libertação procuramos?
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário