domingo, 13 de março de 2016

“Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.” (13/03/2016)

   Neste quinto domingo da quaresma, somos chamados a um encontro com o amor misericordioso de Deus, ele que faz brotar para nós a água da vida eterna, para que lavado de todos os pecados possamos encontrar o verdadeiro sentido para a nossa vida, em Cristo todos somos redimidos dos pecados, mas, é preciso uma mudança de vida, ao conhecermos verdadeiramente Jesus tudo ganha um sentido novo para nós, ao passar pelo seu amor incondicional somos profundamente transformados por ele, nos tornamos criaturas novas.
   Na primeira Leitura (Is 43,16-21.) o profeta Isaías nos diz: “Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 'Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores.”
   Isaías nos mostra que devemos deixar os antigos fardos para trás, porque o Senhor está provendo tão generosamente por nós, ele que fez brotar água no deserto para saciar a sede do povo, hoje vem nos saciar com a sua palavra de vida plena, somos os seus escolhidos, não por nossos méritos, mas por vossa misericórdia. Porque ficar se lamentando por coisas passadas? Deus torna tudo novo em nossa vida, basta que acreditemos e com o coração convertido nos lancemos ao encontro deste amor misericordioso.
   Escrevendo aos Filipenses (Fl 3,8-14.) o apóstolo Paulo nos revela: “Irmãos: Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.”
   Paulo nos mostra que em Cristo ele descobriu o que realmente tem valor, muitas coisas que antes ele considerava como importante se tornou como lixo ao encontrar aquele que dá o verdadeiro sentido a todas as coisas, ao experimentar o amor que vem de Jesus, Paulo muda radicalmente a sua vida, colocando-se como um humilde servo, ele se tornou um grande mensageiro deste amor de Jesus. E nós? Que sentidos encontramos para as coisas em nossa vida? Em sua ressurreição Cristo nos abre o caminho da vida eterna, a decisão de seguir é de cada um, Paulo já percorreu este caminho e com Jesus nos espera na glória de Deus.
   No evangelho (Jo 8,1-11.) João nos mostra dimensão do amor misericordioso de Jesus: “Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'”
   Nesta linda passagem bíblica, Jesus vem nos propor um exame de consciência, é muito fácil apontar para o erro dos outros enquanto os nossos estão ocultos, para o povo daquela época era mais fácil se livrar de uma pecadora do que propor a ela uma mudança de vida, em nossa sociedade “civilizada” de hoje vemos que muitas vezes agimos assim, sumariamente condenamos as pessoas que tem atitudes diferentes das nossas e não nos preocupamos em ajudar o irmão a encontrar o caminho da salvação.
   Jesus com poucas palavras devolveu a vida àquela mulher, ele age com misericórdia com o pecador, mas, não apoia o pecado, ele mostra o caminho a seguir para encontrar a vida plena, “de agora em diante não peques mais”, não existe conversão sem uma proposta de mudança de vida, é isso que Jesus vem falar para nós hoje que é preciso abandonar o pecado e se encontrar com o amor misericordioso de Deus, estamos livres para escolhermos o caminho a seguir.
   Que neste domingo possamos nos abrir verdadeiramente para a graça de Deus, este tempo de quaresma é o momento oportuno para examinarmos tudo o que estamos fazendo em nossa vida, muitas vezes somos mesquinhos e condenamos sumariamente o nosso irmão, não lhe apresentando nenhuma alternativa de reencontro com Deus. Se Jesus não condenou porque insistimos em condenar? Quantas vezes ouvimos falar que: “Errar é humano, perdoar é Divino”, Cristo nos deu o exemplo, e cabe a cada um de nós, assim como Paulo, ser mensageiros deste amor misericordioso de Deus, somos a voz de Jesus dizendo para o mundo de hoje: “Podes ir, e de agora em diante não peques mais.”
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário