domingo, 10 de julho de 2016

“Vai e faze a mesma coisa” (10/07/2016)

   Neste domingo Jesus nos convida a meditar o quanto estamos comprometidos com o reino de Deus, muitas vezes colocamos inúmeros obstáculos para servir ao Senhor, esperamos que os outros façam aquilo que devemos fazer, achamos que o entendimento da palavra é algo que está distantes de nós, mas Cristo nos revela Deus em sua plenitude e quanto ele é misericordioso conosco, devemos acreditar que a palavra de Deus habita em nós e que não podemos omiti-la, neste mundo há muitas pessoas caídas pelo caminho da nossa vida e somos nós que devemos com misericórdia devolver-lhes a dignidade, somos o amor de Deus para este mundo.  
   Na primeira leitura (Dt 30,10-14.) vemos que: “Moisés falou ao povo, dizendo: Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ Ao contrário, esta palavra está ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”.
   Moisés nos mostra o quanto acessível para nós está à palavra de Deus, não temos nenhuma desculpa ou impedimento para acessá-la e praticá-la, não devemos esperar que os outros nos revele esta palavra, ela está em nossa boca e em nosso coração, somos nós que devemos proclamá-la e anunciá-la com a nossa voz e com a nossa atitude, Deus conta conosco para levar a sua mensagem até os confins da Terra.
   Em sua carta aos Colossenses (Cl 1,15-20.) Paulo nos diz: “Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz”.
   Paulo nos mostra que em Cristo Deus se revela ao mundo, ele é a razão de todas as coisas, nele tudo foi criado e é preciso que deixemos que ele habite em nós assim como Deus habitou nele, com isso assumimos um compromisso de anunciar ao mundo sedento de amor e de paz que nele encontramos a vida, pelo seu sangue derramado na cruz o mundo pode encontrar o caminho da paz que nos leva a uma vida plena.
   Evangelho (Lc 10,25-37.) “Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: ‘Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?’ Jesus lhe disse: ‘O que está escrito na Lei? Como lês?’ Ele então respondeu: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!’ Jesus lhe disse: ‘Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás’. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: ‘E quem é o meu próximo?’ Jesus respondeu: ‘Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu na mão de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora, deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’. E Jesus perguntou: ‘Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’ Ele respondeu: ‘Aquele que usou de misericórdia para com ele’. Então Jesus lhe disse: ‘Vai e faze a mesma coisa’”.
   Jesus usa da parábola do bom samaritano para nos ensinar que não basta conhecer a palavra e se alegrar com ela, é preciso praticá-la, torná-la viva no meio de nós, vimos que o homem caído à beira do caminho vítima de assalto poderia ter sido socorrido pelo sacerdote ou pelo levita que passaram antes do samaritano, mas todos passaram a diante sem socorrer aquele necessitava, nós muitas vezes fazemos o mesmo, seja por medo, por fazer algum juízo errado da pessoa, por estar atrasado para algum compromisso ou até mesmo para chegar logo a igreja, sei que por diversas desculpas deixamos o irmão caído necessitando de ajuda.
   Vale lembrar que para os judeus os samaritanos eram considerados indignos, e Jesus usa desta figura para ilustrar que não há limites para a misericórdia, ao chegar perto do homem caído ele não perguntou se ele era de Jerusalém ou da Samaria, ele olhou para a situação que a pessoa estava e teve compaixão, ajudou sem esperar que fosse retribuído ou que fosse reconhecido pela sua bondade, simplesmente fez o que o outro precisava.
   Como seria bom que o mundo fosse assim? E nós estamos fazendo a nossa parte? Jesus nos mostra que a construção de um mundo novo depende de nós, com pequenas ações do dia-a-dia podemos juntos realizar grandes transformações para nossa sociedade, para isso é necessário que deixemos as desculpas de lado e que assumamos a parte que nos cabe desta missão, não é outro que deve fazê-la pois a palavra de Deus está em nossa boca e em nosso coração, acreditando nisso podemos mostra o amor de Deus para o mundo, Jesus nos mostra o caminho e nos diz: “Vai e faze a mesma coisa”. Então saia da sua zona de conforto e se coloque a serviço, Jesus nos espera na eternidade.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário