domingo, 24 de julho de 2016

Venha o teu Reino de amor e de Paz para todos os seus filhos (24/07/2016)

   Neste domingo aprendemos com Jesus o poder da oração, ele nos diz que precisamos deste contanto direto com Deus que é Pai de bondade e que ao suplicarmos seremos atendidos, ele não cessa de interceder por nós como fez Abraão intercedendo pela vida dos moradores das cidades de Sodoma e Gomorra, precisamos confiar mais no amor de Pai e transformar as nossas vidas para que seja um canal de graça para o mundo.
   Na primeira Leitura (Gn 18,20-32.) Deus fala a Abraão que as cidades de Sodoma e Gomorra irão perecer por causa dos seus pecados, mas Abraão insistentemente clama pela misericórdia do Senhor: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” O Senhor diz que não os exterminaria se houvesse cinquenta justos, Abraão porém se beneficia da paciência de Deus e intercede várias vezes até chegar ao número de dez, e Deus diz que se encontrasse aqueles dez justos não destruiria as cidades.
   Abraão confiou na misericórdia de Deus e intercedeu por aquelas pessoas. E nós estamos intercedendo ou amaldiçoando os que se encontram maculados pelo pecado? Muitas vezes nos antecipamos e fazemos pesar a mão de Deus em cima daqueles que julgamos perdidos e certamente fazemos isso ocultando os nossos próprios erros, nos colocamos como santo juiz de inquisição, precisamos abandonar a toga do julgamento precipitado e vestir o manto da misericórdia, mostrar para o mundo que ainda existe salvação para aqueles que estão manchados pelo pecado, mas para isso se faz necessário uma profunda transformação de vida e nossas vidas devem ser exemplos para aqueles que buscam o caminho da salvação.
   Em sua carta aos Colossenses (Cl 2,12-14.) o apóstolo Paulo nos diz, “Irmãos: Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz”.
   Com sua entrega na Cruz, Jesus nos libertou do pecado, pagando com seu sangue a conta das nossas transgressões, com ele também devemos ressurgir para uma vida nova, sua ressurreição nos convida a pautar nossas vidas na misericórdia, no amor ao próximo e no comprometimento com a causa dos que mais sofrem, não podemos ficar indiferente aos sofrimentos de milhares de irmãos no mundo inteiro que sofrem com a fome, com a violência, com as guerras, com as drogas, com a ganancia e com a corrupção, renascidos em Cristo devemos combater tudo que impede que o Reino de Deus aconteça aqui na terra, nisso Paulo foi um grande exemplo.
   No evangelho (Lc 11,1-13.) vemos que os discípulos pedem que Jesus os ensine a rezar e ele os respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. Ele também falou que se no meio da noite alguém nos chamar para pedir três pães emprestados porque chegaram algumas visitas inesperadas e que não tem nada para oferecer, iremos dar aquilo que ele pediu, mesmo que não fazendo pela amizade, faremos pela impertinência. Quem pede, recebe, quem procura, encontra e quem bate, a porta será aberta. “Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
   Jesus nos mostra que se alguém que é mau consegue fazer o bem, imagine Deus que é Pai de amor, o que precisamos é de nos comunicar com ele, suplicar as suas bênçãos sobre a nossa vida e sobre as nossas famílias, Cristo nos mostra o caminho, ensina uma oração onde o Pai é nosso, sendo assim reconhecemos os outros como nosso irmão. Onde o pão é nosso. E como admitir que com tanta fartura em nosso mundo alguém possa sofrer com a fome? Pedimos a Deus insistentemente que nos perdoe e muitas vezes somos incapazes de perdoar a quem nos feriu, como pedir ao Pai que nos livre das tentações se em nosso dia-a-dia nos encontramos em meio aos vícios, prostituições e atos que mancham as nossas mãos e a nossa imagem. Rezar o Pai Nosso é muito mais do que pronunciar muitas palavras de ordens decoradas, é se comprometer para que venha aqui na terra o Reino de Deus e isso se faz com uma profunda transformação em nossas vidas, estas simples palavras tem um sentido mais amplo do que imaginamos e um poder que muitas vezes desconhecemos.
   Que neste dia possamos acreditar que como Abraão podemos interceder incansavelmente em favor de quem está perdido pelo pecado e que somos chamados a testemunhar um grande amor de Pai que Deus tem por cada filho, sejam eles fiéis ou infiéis, por Jesus Cristo fomos libertos do pecado para uma vida nova e esta vida nova deve ser vivida em um mundo novo, onde cada filho de Deus tenha a dignidade de viver como tal, sem fome, sem guerras, sem violência, sem prostituição, sem drogas e sem corrupção, um Reino de Deus já aqui na terra, esta é a nossa missão e juntos podemos realizar, Jesus está conosco.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário