domingo, 13 de novembro de 2016

“É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (13/11/2016)

   Aproximando do fim do ano litúrgico somos convidados a refletir sobre a vinda gloriosa de Jesus, não sabemos quando o Senhor virá de forma definitiva, mas devemos estar preparados para a sua chegada, vivendo o seu evangelho e trabalhando com dignidade é assim que ele deseja nos encontrar.
   A primeira leitura (Ml 3,19-20a.) nos diz: “Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.
   Em sua profecia Malaquias nos apresenta uma visão da vinda do Senhor, ele virá como sol da justiça trazendo a salvação a toda terra, confiando nesta volta devemos seguir sua palavra trilhando o caminha da sua justiça, somente assim poderemos nos apresentar dignamente diante dele e encontrar a salvação que há nele.
   Em sua carta aos Tessalonicenses (2Ts 3,7-12.) o apóstolo Paulo nos fala: “Irmãos: Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: ‘Quem não quer trabalhar, também não deve comer’. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão”.
   Servir de exemplo foi que fez Paulo, trabalhava com esforço e cansaço para ser merecedor do pão que comia, ele não quis ser fardo para ninguém, abiu mão dos privilégios que a sua missão poderia lhe proporcionar e se fez trabalhador para ensinar com as palavras e ações. Olhando para a nossa sociedade de hoje vemos como muitas pessoas andam na contramão do que Paulo ensinou, políticos, magistrados e “religiosos” das mais diversas religiões, abusam da sua posição para usar como querem os recursos que deveriam atender a coletividade, nós como cristãos devemos ter uma atitude diferente, viver a luz do evangelho e ser exemplos para os outros, assim como foi a vida de Paulo.
   No evangelho (Lc 21, 5-19.) Jesus nos diz: “Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: ‘Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído’. Mas eles perguntaram: ‘Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?’ Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim’. E Jesus continuou: ‘Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!’”
   Jesus prepara os seus discípulos e também a nós, para nos mantermos fieis a seu projeto mesmo em meio a tantas coisas ruins que mundo nos apresenta, devemos ter muito cuidado para não se perder neste caminho e sabemos que muito se apresentarão dizendo que é ele ou que fala em nome dele, tentando nos desviar do foco da missão de nossa vida, neste momento devemos confiar em Deus e saber que ele estará sempre a nossa frente guiando os nossos passos, sabemos que podemos ser perseguidos e odiados, mas a palavra de Deus nos iluminará para que tenhamos sabedoria para superar as adversidades da vida, é nos mantendo firmes que encontraremos a verdadeira vida que há em Jesus.
   Que neste domingo possamos compreender que um dia o Senhor virá para fazer justiça aos que se mantiveram firmes no seu projeto, mas devemos estar atentos e trabalhando arduamente construindo esta nova vinda, sem explorar e sem deixar-se explorar pelos outros, temos uma missão de levar Jesus em tudo que fizermos e nada neste mundo poderá nos tirar deste caminho, somos responsáveis em construir uma igreja fundada em Jesus Cristo e para isso devemos seguir os passos dos apóstolos que confiaram no mestre e se entregaram de corpo e alma para que o Reino de Deus aconteça.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário