domingo, 27 de novembro de 2016

Primeiro domingo do Advento: “Vem Senhor Jesus” (27/11/2016)

   Iniciamos neste domingo o tempo do Advento, um momento oportuno para meditarmos sobre as ações da nossa vida e buscar o caminho que nos leva ao encontro com o Senhor, mas para isso devemos abandonar tudo o que nos impede de subir ao monte do Senhor e contempla-lo face a face, não sabemos o momento em que Jesus retornará, então devemos a cada dia nos preparamos para o encontro definitivo com Deus.
   O profeta Isaías (Is 2,1-5.) nos diz: “Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: ‘Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos’; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”.
   Isaías nos fala do dia em que o monte do Senhor será estabelecido no ponto mais alto deste mundo, e somos convidados a subir a este monte para nos apresentar diante do Senhor, eis que ele virá para jugar e transformar nossas vidas, longe das armas e dos combates viveremos guiados pela Luz do Senhor. Subir o monte significa para nós percorrer um difícil caminho para nos encontrar com Deus, a rotina de nossa vida muitas vezes nos impede de experimentar a vida que vem de Deus, subir o monte é um convite para deixarmos as coisas que nos prende a este mundo para alcançar o que realmente importa para nós.
   Escrevendo as Romanos (Rm 13,11-14a) o apóstolo Paulo também quer nos dizer: “Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”.
   Paulo nos mostra que a salvação está próxima de nós, mas para alcança-la precisamos de abandonar os vícios adquiridos nas trevas e nos revestir do homem novo, filho da luz. Olhando para o mundo hoje vemos o quanto os homens e mulheres são estimulados a viver longe da honestidade, mesmo se dizendo cristãos muitos se perderam em meio a corrupção do corpo e da alma, é hora de mudar esta triste realidade, o advento vem nos preparar para dizer “Vem Senhor Jesus, já estamos preparados para recebe-lo em nossas vidas e em nossos corações”.
   No evangelho (Mt 24,37-44.) recebemos um belo ensinamento de Jesus: “Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: ‘A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá’”.
   O evangelista Mateus nos apresenta Jesus falando da sua segunda vinda que ocorrerá de forma inesperada, citou a sociedade da época de Noé que viviam sua rotina normal ignorando totalmente a catástrofe que estava anunciada, quando Noé encontrou na arca tudo em sua volta foi destruído pelas águas do dilúvio. E nós como estamos nos preparando para a volta de Jesus? Não sabemos quando ele virá e devemos estar em constante vigilância, vigiar não os outros, mas sim as nossas próprias ações, pois quando ele vier duas pessoas poderá estar cantando na igreja, uma será levada e outra deixada, fazer as coisas para alcançar a glória neste mundo diante dos homens poderá nos deixar longe do encontro definitivo com Jesus.
   Celebrar o advento para nós cristãos deve ser um motivo de muita alegria, Deus nos dá uma nova oportunidade de conversão, as leituras bíblicas deste tempo nos fazem refletir sobre a nossa vida em família, em comunidade e em sociedade, como discípulos de Cristo ressuscitado temos que ser guiados pelos seus ensinamentos, não podemos ter uma vida dentro da igreja e outra fora dela, ser cristão nos remete a uma missão dentro e principalmente fora do ambiente religioso.
   Que neste domingo possamos iniciar a subida do monte do Senhor e neste percurso vamos deixando de lado todas atitudes inapropriadas que temos em nossa vida, Jesus  nos convida a ser vigilantes vivendo com a dignidade de filhos de Deus em todos os dias de nossa vida, ele é a luz que guia os nossos passos rumo a casa celeste, que também possamos segui-lo em sua missão sendo luz no caminho de nossos irmãos, foi assim com aqueles simples homens e mulheres  que receberam o seu chamado de ser seus discípulos e que mesmo em grandes dificuldades acreditaram e transmitiram a nós os seus ensinamentos, também somos chamados a transmitir com fidelidade a sua mensagem ao mundo todo. 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário