sábado, 12 de maio de 2018

Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura (13/05/2018)

Hoje celebramos a Ascensão do Senhor. Jesus sobe aos céus, mas nos deixa a tarefa de levar o Evangelho a toda criatura.
Lembramos também hoje do dia das mães, aquela que nos acompanha em nosso crescimento.
Celebramos também o Dia mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “A verdade vos tornará livres” e o lema: “Notícias falsas e jornalismo de paz”.

PRIMEIRA LEITURA: At 1,1-11
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

SALMO RESPONSORIAL: 46(47)
Por entre aclamações Deus se elevou, O Senhor subiu ao toque da trombeta!
Povos todos do universo, batei palmas, Gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,
O soberano que domina toda a terra.
Por entre aclamações Deus se elevou o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
Porque Deus é o grande Rei de toda terra, Ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações. Está sentado no seu trono glorioso.

SEGUNDA LEITURA: Ef 1,17-23 11.
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

EVANGELHO: Mc 16,15-20
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

No Credo rezamos “Subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai ....” é exatamente essa a festa que celebramos nesse domingo, Jesus depois de ensinar aos seus escolhidos é elevado ao céu e lhes deixa a missão de levar o Evangelho a todas as criaturas. Termina a vida terena de Jesus e começa a missão da Igreja, a missão de todos os batizados.

Mas como fazer isso? Paulo o diz em sua carta à comunidade de Efésios, pedindo ao Espírito de conhecimento e revelação. Pedindo iluminação para que possamos enxergar qual a nossa vocação e principalmente entender que fazemos parte de uma única Igreja que tem como cabeça Jesus Cristo e que em unidade devemos continuar os trabalhos que Jesus iniciou.

A Igreja recebeu a missão de fazer de todas as pessoas discípulas de Jesus, no Evangelho de Marcos isso fica bem claro, Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura, mas para cumprir sua vontade precisamos aprender mais de sua vida e missão, fortalecermo-nos na fé e caminhar juntos.

O testemunho que Jesus deixou levou a Igreja a fazer da Festa da Ascensão o dia dos meios de comunicação social. Para uma espiritualidade “ativa”, a comunidade eclesial deve-se tornar presente na mídia, tarefa que cabe aos leigos. Como é possível que, num país tão “católico” como o nosso, haja tão pouco espírito cristão e tanto sensacionalismo, consumismo e até militância maliciosa em favor da opressão e da injustiça? Estamos testemunhando o que Jesus nos ensinou? 

Nesse domingo das mães, lembramos que Deus ao enviar seu Filho como nosso salvador, escolheu dar a ele uma mãe, uma pessoa para lhe ensinar os primeiros passos e estar ao seu lado nos momentos difíceis. Maria é o modelo de mãe, sofreu com as dores de Jesus e com tantas injustiças sofridas em sua vida terrena. Isso nos faz lembrar de tantas mães, ou mesmo pessoas que cuidam como se mãe fossem. Pessoas que merecem homenagem especial por cuidar e dar apoio e também por aquelas que sofrem por seus filhos doentes, encarcerados, mortos, ou que sofrem injustiças, essas que assim como Maria, sentem como suas as dores provocadas em seus filhos.
Carla Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário