sábado, 19 de maio de 2018

Pentecostes: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (20/05/2018)

Celebramos neste domingo a grande Solenidade de Pentecostes relembrando o dia em que os apóstolos receberam os dons do Espirito Santo, este Espirito que é fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus, neste dia peçamos também a Deus que venha infundir em nós o seu Espirito Santo, renovando a nossa vida e sendo força impulsionadora para a missão.

No livro dos Atos dos Apóstolos 2,1-11 vemos este grande acontecimento que impulsionou e que ainda hoje continua impulsionando a missão cristã pelo mundo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciar as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Estando reunidos no mesmo lugar os discípulos receberam o Espirito Santo de Deus que posou sobre eles como línguas de fogo, este Santo Espirito transformou-os profundamente impulsionando-os para o mundo, eles que estavam trancados abriram-se para o mundo, partiram em missão levando o amor do Cristo ressuscitado a todos os pontos da terra. Abrindo a boca, de seus lábios saíram palavras que eram entendidos por todos, independentemente da nacionalidade de cada um, a mensagem do amor de Jesus era universal e não precisava de tradução. Hoje nos vemos perdidos em meios a tantas bocas que dizem muitas coisas, mas parecem que elas nada anunciam, muitos usam de um suposto dom do Espirito Santo para se promover ganhando destaque no meio religioso, a palavra de Deus nos mostra claramente que a mensagem de Jesus é perfeitamente entendida por todos, tudo que se necessita de muita interpretação e explicação deve ser analisado com muita cautela.

No Salmo 103(104) bendizemos ao Senhor que envia o teu Santo Espirito, Ele é que anima e renova a nossa missão.
Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje, seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!

Em sua carta aos 1 Coríntios 12,3-7.12-13, São Paulo nos mostra que mesmo em meio a diversidades de dons nós formamos um único corpo místico.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Somos muitos e diferentes, mas em Cristo formamos um só corpo, a cada um Deus concede um dom especial conforme a necessidade do reino de Deus, devemos coloca-lo a disposição sendo força transformadora da sociedade, para isso fomos batizados em um só Espirito. É fácil falar da boca para fora que Jesus é o Senhor, mas devemos com as nossas ações a cada dia mostrar que ele é o Senhor da nossa vida, nele fazemos o bem sem olhar a quem, seguindo os exemplos de Jesus e dos apóstolos, Cristo é a cabeça e nós somos os pés que tem a função de leva-lo para bem perto do irmão necessitado, somos também a mão de Jesus estendida para levantar o irmão caído a margem do caminho, neste corpo chamado igreja de Jesus não podemos abrir mão de nenhum membro, todos somos fundamentais para o projeto de Deus.

No evangelho segundo São João 20,19-23 vemos Jesus ressuscitado mostrando aos discípulos o caminho: “A paz esteja convosco”.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. – Palavra da salvação. – Gloria a Vós Senhor.

Com medo e trancados, os apóstolos recebem a visita de Jesus ressuscitado, e ele vem trazer uma mensagem de paz e de esperança enviando sobre eles o Espirito Santo, concedendo a eles a autoridade de em nome de Deus perdoar os pecados. Ao ressuscitar dos mortos Cristo não reivindica que os apóstolos vinguem a sua morte, ele ensina novamente que devemos ser misericordiosos dizendo: ‘A paz esteja convosco’. Hoje vemos que muitos oprimem, perseguem e matam em nome de Deus, isso é como ir na contramão de todo ensinamento de Jesus, Deus é amor e não opressão, devemos incansavelmente testemunhar isso, recebendo o Espirito Santo do Senhor nos tornamos mensageiros da sua paz e do seu amor, a missão dos apóstolos deve continuar em nós.

Em um mundo onde as divergências religiosas fazem crescer assustadoramente os números de novas e diferentes denominações religiosas, somos neste dia convocados por Jesus a falar uma só língua, não é falando o que ninguém entende que anunciaremos Jesus ao próximo, Cristo nos chama para aprender com ele a linguagem do amor e da paz, esta não precisa tradução, é de fácil entendimento para homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, negros, brancos e índios, de todas as nacionalidades, esta é uma linguagem universal, não precisamos inventar nada Cristo nos mostra o caminho. 

Que neste domingo possamos nos abrir para o Espirito Santo de Deus que renova toda a nossa vida, com ele entendemos perfeitamente o que Jesus espera de nós e sabemos que a longa caminhada da nossa missão começa no momento que damos o primeiro passo, a partir daí não é mais possível voltar para trás, pois o Espirito Santo sempre nos impulsionará para frente, caminhando ao encontro do irmão necessitado, assim fez Jesus e os apóstolos, também assim seremos nós.

Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário