domingo, 27 de maio de 2018

Solenidade da Santíssima Trindade, Deus Uno e Trino (27/05/2018)


Após celebrarmos o envio do Espirito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes, chegamos neste domingo a Solenidade da Santíssima Trindade, onde festejamos o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Muitos cristãos e não cristãos questionam esta solenidade da Igreja Católica, mas, em diversas passagens bíblicas citam esta Trindade Santa; como na criação do homem, “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança".(Gn 1,26); ou também na história da torre de Babel, “Vamos: Desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro”(Gn 11,7); no novo testamento vemos inúmeras citações, mas podemos aqui mencionar uma, antes de subir ao céu, Jesus envia os seus discípulos para a missão no mundo, “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”(Mt. 28, 19), enfim muitos são os relatos, mas, todos nós somos livres para acreditar no que quisermos.

Na Leitura do livro do Deuteronômio 4,32-34.39-40 vemos como Moises chama o povo a recorda todas as maravilhas que Deus fez em seu favor.
Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo, dizendo: 32“Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante. 33Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? 34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? 39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra e que não há outro além dele. 40Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Na primeira leitura o povo é chamado a recordar tudo o que o Senhor realizou em seu favor, nunca houve antes um povo que tenha presenciado a manifestação tão clara de um Deus que se compadece do sofrimento de um povo e age na história para libertá-lo da opressão, mas este amor misericordioso do Senhor por nós exige-nos uma mudança de postura, como aquele povo escolhido somos chamados a gravar em nossos corações a lei do Senhor, este é o caminho para a felicidade, precisamos reconhecer que o Senhor é Deus nos céus e na terra, só Ele nos resgatou das amarras do pecado e nos libertou para vivermos livremente os seus mandamentos, Ele nos ama com amor de Pai, que possamos ser filhos obedientes a sua vontade e assim retribuirmos um pouquinho deste imenso amor de Deus.

No Salmo 32(33) louvamos e bendizemos o Deus que criou todas as coisas, Ele nos ama e nos escolheu por sua herança, nEle podemos confiantes esperar, porque só dEle é que vem a nossa vitória.
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.
Reta é a Palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram.
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem e que confiam, esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
  
Falando aos Romanos 8,14-17 São Paulo também quer nos dizer que o Pai nos quer como filhos e não como escravos.
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos, 14todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O apóstolo São Paulo nos entrega neste leitura um testamento que comprova a nossa filiação divina pelo amor misericordioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele que nos ensinou a chamar Deus de Pai, Ele com o seu preciosíssimo sangue nos resgatou da morte do pecado para sermos filhos adotivos de Deus, foi por meio dEle que recebemos o Espírito Santo não para sermos escravos, mas livres para servir ao Senhor com alegria, com Cristo somos coerdeiros da herança de Deus, com ele padecemos neste mundo e também com Ele é que sairemos vitoriosos desta vida para a vida eterna.

No Evangelho segundo São Mateus 28,16-20 Jesus nos apresenta a Santíssima Trindade e envia os discípulos para a missão no mundo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então, Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

Ao verem o Cristo ressuscitado os discípulos se prostraram diante dEle, mas alguns ainda não acreditaram e eis que Nosso Senhor revela-nos que o Pai lhe deu toda autoridade nos céus e na terra, Ele envia os discípulos pelo mundo para anunciar as maravilhas do Senhor a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, mas ao batizá-los é preciso transmitir todos os ensinamento de Jesus, ensinando-os a observar o que Ele nos ordenou, hoje esta missão é nossa, somos nós que devemos continuar anunciar incansavelmente o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os apóstolos confiaram, também nós devemos confiar no que Jesus disse “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”, Ele se faz presente em nossas batalhas contra mal que tenta prevalecer em nosso mundo, Ele nos alimenta na Eucaristia, ilumina nossa mente com o Teu Espirito Santo derramando uma diversidades de dons que a comunidade necessita e nos convida a orar como tem feito durante a história nas inúmeras aparições de Nossa Senhora pelo mundo todo, Deus nunca nos abandonou, mesmo com toda a nossa ingratidão e que inúmeras vezes abandonamos o seu caminho, Ele sempre nos quer de volta, mesmo manchado pelo pecado Ele nos ama e quer novamente nos purificar, que possamos nos abrir para a graça de Deus, Ele que é Pai, Filho e Espirito Santo, um Deus uno e trino.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário