sábado, 23 de junho de 2018

“Deus revelou sua Misericórdia” (24/06/2018)


SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA - ANO B
Celebramos hoje, com alegria, a obra de Deus realizada na vida de João Batista, como profeta do Altíssimo anunciou ao mundo, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Peçamos ao Senhor que nos dê o vigor de São João Batista para denunciar toda injustiça e anunciar a Boa Nova de Jesus e sua misericórdia. Assim também nós, sejamos discípulos missionários anunciadores de seu Reino. Hoje, Dia do Migrante, nos unimos a todas as pessoas que são obrigadas a deixar sua terra, seu povo, sua cultura.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is.49,1-6)
1Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”. Palavra do Senhor. – Graças à Deus

Na comemoração da natividade de São João Batista a leitura nos leva a tomar posse desse chamado e meditar sobre como podemos cumprir com a nossa missão a fim de, como Isaias, poder também afirmar: “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome” (v.1b).  Ele disse-me: “Tu és o meu servo”.  Todos nós podemos nos colocar no mesmo contexto que o profeta Isaías, a fim de refletir sobre o chamado que Deus nos fez antes de nascermos, quando ainda estávamos no ventre da nossa mãe. O nosso chamado aconteceu no nosso Batismo, assim sendo, cada um de nós que somos batizados(as) em nome de Jesus fomos também escolhidos(as) para sermos luz das nações e manifestar na terra a glória de Deus. Somos, portanto, esses servos, escolhidos, preparados e designados pelo Pai a fazer muito mais do que simplesmente existir, mas anunciadores porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra!” (v.6b)

Salmo - Sl 138(139)
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
1Senhor, vós me sondais e conheceis, 2sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; 3percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
13Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. 14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, 14bporque de modo admirável me formastes!
14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; 15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,
quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

Este salmo canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo maravilhoso. Assim, temos a certeza de que mesmo que passemos por situações de morte, de sofrimento, há Alguém que nos acompanha para nos conservar ativos nesta caminhada.

Leitura dos Atos dos Apóstolos (At.13,22-26)
Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada essa mensagem de salvação”.Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Nesta leitura vemos que Paulo pregava aos judeus uma mensagem de salvação que tinha como fundamento o testemunho de João Batista vindo ao mundo a fim de preparar o caminho para Jesus. João pregava um Batismo de conversão para que as pessoas tivessem consciência de que a Salvação estava próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, que era da descendência de Davi e fora enviado pelo Pai. Paulo, então se refere às palavras de João Batista que tinha plena consciência do seu papel: “depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias” (v.25).  Assim como João Batista, nós também devemos reconhecer a nossa limitação e admitir que tudo o que possuímos e o que realizamos é uma consequência do poder de Deus agindo em nós. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc.1,57-66)
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor.

A Igreja hoje enche-se de alegria para festejar, fazer memória do nascimento de João Batista enviado por Deus para testemunhar a luz e preparar os caminhos do senhor. O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, narra um acontecimento que marcou a passagem do tempo da espera, para o tempo da realização das promessas de Deus, pois com o nascimento de João Batista, iniciou-se uma nova etapa da realização do projeto de Deus, iniciado em Maria quando foi concebida. A vida de João Batista, o maior de todos os profetas que precederam Jesus, foi marcada por grandes contrastes, ao mesmo tempo em que ele vivia o silêncio do deserto, ele movia multidões. São João Batista, experimentou, durante sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano: a força do amor, que gera vida e a força do ódio que gera morte. Os contrários ao projeto de Deus, tiraram sua vida, mas não calaram a sua voz, voz que continua ressoando no coração da humanidade de geração a geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”.

A mão do senhor, com sua força, age através de João Batista para restaurar seu povo, de modo que se converta a Deus. Seu caráter profético anuncia o futuro messiânico e, sendo portador da palavra de Deus, testemunha também a presença desta palavra criadora no mundo novo. Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista, foi a sua humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitando do seu prestígio junto ao povo, para se autopromover.  Nós também como anunciadores da Boa Nova do Reino, peçamos a Deus, a graça da humildade e da coragem de João Batista, humildade para reconhecer que somos apenas setas que indicam Jesus, e coragem para anunciar o Reino de Deus, mesmo entre os que o rejeita. João Batista grande profeta, homem corajoso e destemido, que veio preparar a vinda do Messias, é aquele que deve ser imitado por todos nós, nas aspirações, sua missão, seus compromissos, enfim um sentido próprio da vida. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Marlene Coelho Resstel



Nenhum comentário:

Postar um comentário