sábado, 16 de junho de 2018

“O reino de Deus é como um grão de mostarda.” Mc 4, 31a (17/06/2018)

Neste domingo refletimos como a presença de Deus se manifesta em nossas vidas, ele faz pequenas inserções no nosso dia a dia, coisas pequenas e que muitas vezes deixamos passar sem notar, mas, que geram grandes e profundas transformações em nosso ser e em nossas famílias. Quantas coisas que não entendemos e que temos a certeza que Deus está à frente delas? Nós somos somente parte da criação perfeita de Deus, e devemos a todo instante bendizer e louvar a Deus por tantos dons que todos os dias ele faz brotar no meio do povo, sendo a força transformadora desta sociedade, onde temos direitos e deveres iguais, mais do que criaturas, somos filhos do amor de Deus.

Na leitura da profecia de Ezequiel 17,22-24 vemos que todo o poder vem de Deus.
Leitura da profecia de Ezequiel: 22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O profeta Ezequiel nos mostra que está em Deus a força que nos impulsiona a transformação da nossa vida, com ele ninguém está perdido, ele pode tornar bom aqueles que caminham nas trevas, e que decidem mudar de vida, o sacrifício de Jesus na cruz nos trouxe uma oportunidade de encontrarmos vida nova e plena, hoje somos frutos deste amor incondicional que se entrega até o fim.

O Salmo 91(92) nos mostra como é bom agradecer ao Senhor, nEle tudo floresce e produz frutos, nEle encontramos o rochedo que nos sustenta.
Como é bom agradecermos ao Senhor.
Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel a noite inteira.
O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu rochedo, não existe nele o mal!”

Em sua carta aos 2 Coríntios 5,6-10 o apóstolo Paulo nos diz que morando em nossos corpos somos peregrinos longe de Deus.
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 6estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo para ir morar junto do Senhor. 9Por isso também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Ao falar aos Coríntios, São Paulo também vem dizer a nós que em nosso meio muitos vivem como se fossem eternos e únicos, oprimem, vivem trapaceando os outros, caluniam e ofendem os irmãos, e usam os outros como degraus na escada de sua acessão a qualquer custo, um dia a nossa vida acaba e nada disso irá depor a nosso favor. Jesus fez diferente, ele não usou os outros para se promover, ele fez das necessidades do próximo a sua missão de vida, ele se entregou para que fossemos libertos das amarras do pecado, e nós que somos seus discípulos devemos fazer o mesmo, promover a igualdade, para que todos tenham vida em abundância.

No evangelho segundo São Marcos 4,26-34 Jesus usa de parábolas para ensinar o povo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O reino de Deus é como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

O evangelista São Marcos nos mostra a pedagogia de Jesus para anunciar o Reino de Deus, Ele nos diz que o Reino de Deus começa em nossas vidas sem que percebamos enquanto dormimos na fé, Deus age como aquela terra que vai geminando e nutrindo a semente, ela cresce, aparecem as folhas, floresce e surgi os primeiros frutos, e nós não sabemos como Deus vai agindo em nossas vidas, percebemos que o Reino de Deus começa em nossas vidas, pequeno como a semente de mostarda, e que toma dimensões incríveis e mal sabemos como começou, mas, esta semente que germinou em nós e se tornou grande, deve servir de sombra, descanso e abrigo para aqueles que mais necessitam, não podemos desperdiçar estes dons, de nada adianta termos encontrado Jesus sem leva-lo a quem mais precisa dele, esta é nossa missão.

Que neste domingo possamos dar o passo inicial para uma nova caminhada de fé, sabemos que somos pequenos frente à imensidão deste mundo, mas, sabemos que Deus está ao nosso lado e que Jesus anima nossa jornada, mesmo tendo vivido durante muito tempo no erro, Deus nos transforma em novas criaturas, e nos pede que façamos esta viagem ao seu encontro despojados de toda a vaidade e orgulho, de coração renovado pelo sacrifício de Jesus na cruz, para que os frutos de nossas vidas sirvam de inspiração para os nossos irmãos que encontram dificuldade de iniciar o caminho, somos responsáveis em levar o nome de Jesus a todos os cantos da terra, e isso devemos fazer sem oprimir, criticar e forçar os nossos irmãos, cada um tem o momento certo de se abrir para a infinita graça e o imenso amor de Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário