domingo, 28 de abril de 2019

“E não sejas incrédulo, mas fiel” Jo 20, 27c (28/04/2019)

Neste domingo continuamos as celebrações da páscoa de Nosso Senhor, onde vemos a profissão de fé de São Tomé, quem antes duvidava agora acreditava, vemos que Ele enviando o Espírito Santo, realiza grandes sinais por meio dos apóstolo e isso faz com que as primeiras comunidades cresçam cada vez mais, mas é preciso sempre anunciar a mensagem de Jesus Cristo, foi assim que São João recebeu novamente o chamado do Senhor, agora era preciso vencer as barreiras do exílio para anunciar o que foi, o que é e o que será.

Primeira Leitura: Atos 5,12-16
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no pórtico de Salomão. 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles. 16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

A primeira leitura nos traz um relato de como crescia a adesão das pessoas a fé em Jesus Cristo, todos que ouviam os apóstolos ficavam maravilhados com a mensagem de salvação que eles anunciavam, nas primeiras comunidades podia se notar fortemente a presença do Espirito Santo, pois por meio dos apóstolos eram realizados grandes sinais e muitos ficavam curados com a imposição das mãos, tamanha era fé daquele povo que até mesmo acreditava-se que colocando os doentes pelo caminho ficariam curados somente com a sobra de Pedro. Que também nós possamos ter fé na ação do Espirito Santo em nossas vidas, mesmo que o mundo nos impulsione para a incredulidade, somos as testemunhas do Cristo ressuscitado.

Salmo 117(118)
Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”
“A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

No Salmo elevamos a Senhor o nosso louvor, reconhecemos que sua misericórdia não tem fim, por Ele é que são feitas todas as maravilhas em nossas vidas, é Ele que nos dá a verdadeira Salvação.

Segunda Leitura: Apocalipse 1,9-13.17-19
Leitura do livro do Apocalipse de são João: 9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus. 10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11a qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”. 12Então, voltei-me para ver quem estava falando; e, ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o primeiro e o último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve, pois, o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

O livro do Apocalipse nos mostra o novo chamado de Nosso Senhor ao seu discípulo São João no exílio na ilha de Patmos, disse o Senhor: “Não tenhas medo. Eu sou o primeiro e o último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. Escreve, pois, o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”, mesmo de longe no exílio era preciso continuar o anuncio, era preciso testemunhar que Jesus Cristo venceu a morte e ela não tem nenhum poder sobre Ele e sobre aqueles creem na sua ressurreição, pois Ele tem a chave que nos liberta da morte. Perseguido e exilado São João não calou e nós iremos desistir diante de obstáculos tão pequenos? É preciso continuar os passos de Nosso Senhor.

Evangelho: João 20,19-31
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João: 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. – Palavra da salvação. – Glória a Vós Senhor.

No evangelho vemos que Nosso Senhor Jesus Cristo se faz presente diante dos apóstolos que estavam reunidos as portas fechadas amedrontados com tudo que viram o Senhor sofre nas mãos das autoridades, colocando-se no meio deles Nosso Senhor não prega vingança, mas apresenta o oposto disso “A paz esteja convosco”, mesmo sofrendo tamanha crueldade Jesus Cristo nos pede para cultuar a paz, este deve ser um grande exemplo para nós que muitas vezes sofremos nada comparável aos sofrimentos de Nosso Senhor na via dolorosa e no calvário, e nutrimos em nossos corações a fome de vingança, Jesus Cristo é o príncipe da paz e nós que somos seguidores e continuadores também devemos promover esta verdadeira paz que vem do Senhor.

Mas quando Nosso Senhor os visitou faltava um de seus discípulos que não estava reunidos com os demais, este era Tomé que sabendo pelos outros que o Senhor os visitara não acreditou, “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Quanto para nós é difícil para nós acreditar nas manifestações de Deus? Todos nós temos um pouco de Tomé, andamos vagando por aí, deixamos de estar reunidos em comunidade, perdemos as graças que Nosso Senhor concede a quem está presente e duvidamos das experiencias que outros nos testemunham. De fato, este mundo está cheio de pessoas pensam como Tomé antes de ver o Senhor.

Nosso Senhor Jesus Cristo é tão misericordioso que novamente se coloca diante dos apóstolos, reitera sua mensagem de paz e dirige-se a Tomé dizendo “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”, Tomé vendo o Senhor faz sua profissão de Fé “Meu Senhor e meu Deus!”, neste momento não era preciso tocar, ele sabia que era o Senhor, também nós devemos acreditar que o Nosso Senhor Jesus Cristo vive e vivendo Ele nos concede a vida plena, somos felizes por acreditar sem ter visto, disse o Senhor.

Que neste domingo possamos fortalecer a nossa fé nos Cristo ressuscitado, Ele a cada dia realiza grandes sinais em nossas vidas por meio pessoas que viveram uma experiencia com Ele, é preciso afastar de nós o espirito da incredulidade, não precisamos tocar em suas chagas para ter certeza de quanto Nosso Senhor sofreu pro nós, que Ele venceu a morte e nos quer dar a vida. Assim como São João devemos transpor todos os obstáculos de nossa vida e anunciar esta verdadeira paz que vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele que vive e reina para sempre.
Que Nossa Senhora, Mãe e Rainha dos Apóstolos conduza os nossos passos nesta missão.
Rubens Corrêa

Um comentário:

  1. Deus abençoe abençoe caminhada rumo aos céus,levando a palavra através di testemunho.

    ResponderExcluir