quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pentecostes - "Recebam o Espirito Santo" (08/06/2014)

   Neste domingo celebramos Pentecostes, quando os discípulos recebem o Espírito Santo em forma de língua de fogo, a eles foram concedidos vários dons, mas, precisamos entender melhor esta unção no espírito como muitos dizem.
   No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas nos fala que: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava."(Atos 2, 4) Este incrível dom muitas vezes é deturbado, onde pessoas dizem estar falando em línguas, mas, que língua é esta que as pessoas não entendem? A bíblia nos diz que: "Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua."(At. 2, 5-6), ora, se no principio do cristianismo todos entendiam o que os apóstolos diziam, por que hoje em pleno século XXI só alguns privilegiados entendem? O entendimento da palavra de Deus ficou restrito a um grupo seleto? 
   Não podemos fazer da unção no Espírito algo fantasioso e longe dos ensinamentos cristãos. Em nossas Igrejas podemos notar muitos bonitos dons; pessoas que cantam muito bem, pessoas que acolhem muito bem, pessoas que preparam lindos momentos celebrativos, pessoas que tem o dom de organizar e coordenar, pessoas que preparam bonitas homilias (que as pessoas conseguem entender), enfim muitos bonitos dons. Por que procurarmos coisas que só fazem excluir aquelas muitas pessoas que não conseguem sentirem-se ungidas, pois, não entendem nada?
   Na carta de São Paulo aos Corintios vemos que "Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos."(Cor. 12, 5-6) Isso nos mostra que todos os dons são fundamentais para a comunidade, não existe dons mais importante do que o outro, não se faz um corpo só de braços ou só de pernas, cada membro tem sua função neste complexo sistema, "De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito."(Cor. 12, 13) 
   No evangelho vemos que Jesus é que nos dá os dons "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio."(Jo. 20, 21b) Jesus nos envia para a missão, e esta missão é ir pelo mundo todo e anunciar o evangelho a todos os povos sem distinção, sem ódio, sem opressão, e a todos que se abrirem a palavra, sem imposição. Jesus voltou ao céu, mas, não nos deixou sozinhos, "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos."(Jo. 20, 22b-23) E nós não temos o direito de esconder estes dons do Espírito Santo, pois eles não nos pertencem, elas são dons de Deus que devemos colocar a disposição do próximo.
  Não adianta orar em línguas e oprimir os irmãos, o Espírito Santo nos Impulsiona para viver além das paredes da igreja, ele nos convoca a atuação no mundo, para fazer deste planeta um lugar melhor para todos independente da fé que professa.

Rubens Corrêa







Nenhum comentário:

Postar um comentário