domingo, 15 de junho de 2014

Proclamai Sobre os Telhados (22/06/2014)

   Neste 12º domingo do tempo comum, somos convocados a anunciar o evangelho, mas, neste caminho de anuncio do reino de Deus nos deparamos com muitas dificuldades e é preciso que a nossa fé esteja bem solidificada para não vacilarmos nas pedras do caminho.
  O profeta Jeremias sente-se fortalecido tendo o Senhor ao seu lado; “Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa.”(Jr. 20, 11 – 12.) Ele tem a certeza de que todos aqueles que tramam contra a sua vida não terão êxito. Muitas vezes ficamos amarrados aos nossos medos e não confiamos no Senhor, preferimos ficar reclamando da própria sorte e não tomamos atitude para mudar uma situação desfavorável, pela força de Deus nos somos os agentes de mudança das nossas vidas.
   Em sua carta aos Romanos, o Apostolo São Paulo nos diz que através de um homem o pecado entrou no mundo e com ele veio a morte, mas, também por um homem veio a salvação, e nos diz também: Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.(Rm. 5, 15.) A graça de Deus é infinitamente maior do que as transgressões humanas, em Jesus Cristo recebemos abundantemente o amor e paz para nossas vidas, ele não olha para as nossas faltas e nem nos acusa pelos nossos pecados, ele nos ama e nos convida a abandonar a vida de pecado e nos mostra os planos da salvação que só ele pode nos dá.
   Jesus fala aos Apóstolos: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!” (Mt. 10, 26b – 28.) Não devemos temer a missão de anunciar o evangelho, pois, aqueles que nos atacam podem atacar somente o corpo, Jesus nos diz que devemos temer aqueles que podem destruir a nossa alma, situações onde nos vendemos em troca de algum benefícios, quando deixamos de lutar por justiça em troca de algum favor, isso destrói a nossa alma, pois sabemos o que é certo ou errado, e escolhemos o errado por ser mais vantajoso para nós.
   Jesus estará em nosso favor e nos protegerá sempre; Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.(Mt. 10, 32 – 33.) Nós cristãos temos a missão de declarar a nossa adesão a Jesus ao mundo todo, sem imposição ou opressão, ao mundo cabe aceitar ou não, mas, nós não podemos ser omissos a esta missão confiada por Cristo a todos nós, Ele dará o seu testemunho ao nosso favor na presença do Pai Celeste, nunca estaremos abandonados, ele estará conosco todos os dias até o fim dos tempos e por toda a prosperidade.


Rubens Corrêa

Um comentário: