sábado, 21 de junho de 2014

Solenidade de São Pedro e São Paulo (29/06/2014)

   Próximo domingo dia 29, celebraremos a solenidade de São Pedro e São Paulo, que possamos aprender com a vida destes homens de fé o caminho que leva para Deus.
   Simão recebeu de Jesus o nome Pedro (Cefas ou Pedra), um humilde pescador que conheceu Jesus por meio do seu irmão André, o mesmo que negou Cristo por três vezes antes da sua crucificação e a quem Jesus também perguntou três vezes se o amavas, pedindo para que apascentasse as suas ovelhas, em uma parte Pedro foi chamado de pedra de tropeço, mas, foi sobre esta pedra que Jesus edificou a sua Igreja. Ele foi o primeiro a anunciar o evangelho após a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
   Saulo, o grande levita conhecedor das leis, usou este conhecimento para perseguir os cristãos, mas, como Deus tinha um proposito para a vida dele, ele caiu do cavalo a caminho de Damasco onde iria prender e matar os seguidores de Jesus, foi necessário que ele ficasse cego para as coisas do mundo para enxergar a vida que há em Cristo e a missão que foi preparada para ele, foi quando passou a se chamar Paulo, o menor entre todos, anunciou o evangelho a todos sem distinção, levou a mensagem também aos pagãos, escreveu várias cartas as mais diversas comunidades, e destas cartas originaram vários livros do novo testamento.
   No livro dos Atos dos Apóstolos, relata a perseguição do rei Herodes aos cristãos, ele mandou matar Thiago a espada e prendeu Pedro, “Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.”(At. 12, 4 - 5) Pedro é mantido sobre forte vigilância, a mando de um terrível sanguinário, mas, a comunidade se apega em Deus direcionando as suas orações para que Jesus liberte o líder da Igreja do poder da morte que era anunciada. Em meio a tantas diversidades das nossas vidas nos esquecemos do poder da oração ficamos lamentando pelos cantos e deixamos de entregar a Deus tudo àquilo que nos afligem, esta comunidade acreditou neste poder da oração.
   Nos versículos seguintes vemos que o anjo acorda Pedro e manda que ele se prepare, Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” “Põe tua capa e vem comigo!(At. 12, 8), porque para que Deus aja em nossas vidas é necessário que estejamos preparados, mas, a parte que mais nos chama a atenção é: Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava! (At. 12, 10 – 11.) Mesmo Deus agindo em nossas vidas dia após dia, nos concedendo o dom da vida e nos libertando, as vezes custamos acreditar, somente depois de o anjo deixar Pedro fora da prisão é que ele percebeu que não era uma visão e que realmente, Deus o libertou, e o libertou porque a sua missão ainda não havia sido completada, havia muito por fazer.
   Em sua segunda carta a Timóteo, o Apostolo Paulo, no diz: Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.”(2Tm. 4, 6 – 8.) Ele dá a sua missão como completada, sabe que em breve estará na presença de Deus junto com todos aqueles que como ele esperam com amor, ele não pede a Deus que pune os que o perseguem, mas, sente-se feliz em ter tão vigorosamente anunciado este reino de Deus que está preste a presenciar.
   Ele reconhece que foi instrumento nas mãos de Deus, Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.(2Tm. 4, 17 – 18.) Sabia que era Deus que agia através de suas ações e Deus que falava por meio de suas palavras, e é este mesmo Deus que o libertará de todo o mal e o salvará para que viva eternamente na alegria deste reino celeste.
   Nós por diversas vezes esperamos aqui na terra sermos reconhecidos por tão pouco que realizamos. Fazer o bem ao próximo deve ser uma atitude gratuita, não podemos esperar receber algo em troca, queremos posição de destaque, em nossas famílias, em nossas comunidades, em nossos trabalhos e também na sociedade, buscamos incansavelmente o Status, e nos esquecemos de que o melhor é ter amor, paz e um coração generoso para fazer brilhar este sol da esperança que é o próprio Jesus, a todos, sem distinção.
   O evangelista Mateus nos relata um momento chave para entendermos a nossa fé, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. (Mt. 16, 13 – 14.) Muitos queriam ver Jesus como alguém muito importante, mas, não tinham a dimensão verdadeira de quem ele realmente era, e ele ainda não satisfeito fez outra pergunta: E vós, quem dizeis que eu sou?”(Mt. 16, 15b.) Quem é Jesus para nós? Algum milagreiro? Uma loja de conveniência? Alguém a quem recorremos somente em momentos difíceis? É meus irmãos, muitas vezes é neste Jesus que acreditamos e perdemos a essência dos seus ensinamentos, os seus exemplos, o seu amor e a sua compaixão.
   Mas, Pedro, tem a resposta que tem o poder de transformar as nossas vidas, Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.(Mt. 16, 16b.) Quando nós reconhecemos que Jesus é este Messias, o filho do Deus vivo, nossas vidas se transformam, não conseguimos mais vivermos como as mesmas pessoas, tudo se transforma, e reconhecer este Jesus Divino e Humano ao mesmo tempo, é se comprometer com o seu projeto de um mundo melhor para todos, se dizemos que Jesus é o nosso Salvador, o Pão vivo descido do céu, e não nos comprometemos com o seu projeto, estamos somente seguindo a um modismo, fazemos porque os outros fazem.
   Pedro acreditou neste Jesus, Filho do Deus vivo, ele quis também entregar a sua vida por este reino, Jesus o confiou esta missão, Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus(Mt. 16, 17 – 19.) A missão de continuar esta igreja, este ensinamento, com a Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus, alguém precisava dar continuidade, levar o anuncio até os confins da terra, e coube a Pedro, animar e ser esta referencia deste Amor infinito de Deus por nós, logo ele, humilde pescador, as vezes impulsivo, as vezes amedrontado, ele que andou sobre as águas e que começou a afundar quando sentiu medo, foi ele o escolhido por Jesus, para ser esta rocha firme para edificar a igreja do Senhor, pois, foi o melhor exemplo deixado para nós.
   Se pensarmos um pouquinho, vamos nos identificar com Pedro, somos pequenos, humildes, cheios de incertezas, amedrontados por diversas vezes negamos a Jesus, somos pedra de tropeço para muitas pessoas, e muitas vezes as nossas vidas começam a se afundar em nossos medos, mas, se confiarmos em Jesus, podemos ser forte como Pedro, que andou sobre as águas, que foi liberto das algemas das injustiças, que anunciou incansavelmente o reino de Deus e que se tornou pedra fundamental da igreja de Jesus. Só depende de nós, porque Deus sempre está fazendo a parte dele e espera que também nós façamos a nossa parte.
   Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo, os dois pilares da Igreja, peçamos a Deus que nos torne fortes como eles, para que as nossas palavras e as nossas ações, sejam testemunhas deste Amor incondicional de Deus  por todos nós.

Rubens Corrêa


Um comentário:

  1. Hoje eu estava desmotivada, mas com essa palavra pude renovar minha esperança.
    Como diz a palavra podemos nos identificar um pouco com Pedro,
    Deus em seu imenso amor e misericórdia nos prova a cada instante que não escolhe pessoas capacitadas e sim capacita cada um de nós para sua obra.
    Pedro é uma prova.

    ResponderExcluir