terça-feira, 10 de junho de 2014

Solenidade da Santíssima Trindade (15/06/2014)



   Após celebrarmos o envio do Espirito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes, chegamos neste domingo a Solenidade da Santíssima Trindade, onde festejamos o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.


   Muitos cristãos e não cristãos questionam esta solenidade da Igreja Católica, mas, em diversas passagens bíblicas citam esta Trindade Santa; como na criação do homem, “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança".(Gn 1,26); ou também na história da torre de Babel, “Vamos: Desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro”(Gn 11,7); no novo testamento vemos inúmeras citações, mas podemos aqui mencionar uma, antes de subir ao céu, Jesus envia os seus discípulos para a missão no mundo, “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”(Mt. 28, 19), enfim muitos são os relatos, mas, todos nós somos livres para acreditar no que quisermos.
   Tão importante quanto acreditar na Santíssima Trindade, é conhecer e assumir a missão que Jesus nos confiou, na primeira leitura Moises prostrado sobre a terra disse: Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua.” (Ex. 34, 9b) O primeiro passo para esta missão é nos reconhecermos como pecadores e confiarmos na misericórdia de Deus, mas, com um firme proposito de conversão.
   Em sua segunda carta aos Coríntios, São Paulo nos diz: “Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco.” (Cor. 13, 11) É um mensagem de encorajamento, somos convidados a fazer o melhor que podemos, para a realização de um reino pleno de Amor e Paz, é também nos dá a certeza que que Deus estará sempre conosco, mas, precisamos cultivar coisas boas em nosso meio, se plantarmos flores, teremos flores, se plantarmos espinhos teremos espinhos, colhemos em nossas vidas o que semeamos nas vidas dos outros.


   No evangelho mostra a dimensão do amor que Deus tem por nós, pobres pecadores, “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo. 3, 16-17) Em Jesus somos novas criaturas, ele veio para o mundo para nos resgatar. E nós, o que estamos fazendo com este amor que Deus nos confiou?
   Muitos de nós somos mesquinhos e egoístas, pois achamos que somos o centro do mundo, e esquecemos que a nossa missão neste mundo é de nos esvaziarmos de nós mesmos, e nos preencher dos outros, estamos muitos preocupados com a nossa felicidade e acabamos que infelizes, porque a felicidade consiste em fazer os outros felizes.
   Quanto podemos fazer para transformar as vidas de outras pessoas, gestos pequenos e simples, mas, que para quem recebe significa muito. Você já parou para pensar que as vezes, pelo simples fato de você parar e escutar uma pessoa idosa na rua, na igreja e até mesmo em casa, você está tornando esta pessoa feliz? Precisamos resgatar valores que caíram no esquecimento, o respeito aos mais idosos, a honestidade, o carinho pelas pessoas, saber ouvir, e somente abrir a boca quando tiver algo importante a acrescentar, porque para destruir existem milhares de bocas que se abrem.


   Jesus quando caminhou por esta terra, foi um grande exemplo para nós, tratava as pessoas de uma forma tão particular que as pessoas sentiam-se tocadas. Ele sabia como extrair o melhor das pessoas, somente ensinou o bem, cultivou o amor e paz entre nós. Mas ele não se calou perante as injustiças, denunciou um sistema que oprimia, soube se colocar diante das situações, sempre foi justo, “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus(Mt. 22, 21), cristão de verdade deve cumprir também com as suas obrigações perante a lei dos homens e ser justo com as coisas que são de Deus, e isso Jesus sempre fez.
   Nesta grande festa da Santíssima Trindade, presenciamos e experimentamos Deus de forma mais intima e profunda, é preciso que abramos nossa vidas a este Deus maravilhoso, despirmos de todo egoísmo, ódio, rancor e revestirmos da graça, do amor e da paz, deste Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. 
Rubens Corrêa





Um comentário:

  1. E preciso que mais e mais pessoas de nosso espaço próprio conheçam o quão fenomenal é esse Jesus e quão grande é esse termo "santíssima trindade" para que juntos possamos viver e mostrar aos outro como é bom ser amado por esse Deus trino.

    Parabéns pelo post..

    ResponderExcluir