sábado, 12 de dezembro de 2015

Com humildade João prepara o caminho do Senhor (13/12/2015)

   Neste terceiro domingo do Advento meditamos sobre a missão de João Batista, um homem rustico que vivia no deserto, mas que em sua humildade demonstrava grande sabedoria sendo um grande profeta que teve a importante missão de preparar o caminho do Senhor, ele em sua pequenez nos convida hoje a abrirmos verdadeiramente o coração para a graça de recebermos Jesus em nossa vida, sabemos que muito temos que aprender com João, este é o tempo favorável.
   Na primeira leitura (Sf 3,14-18ª.) vemos o Senhor agindo com misericórdia resgatando o seu povo, “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: ‘Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.”
   Grandes maravilhas fez o Senhor por nós, devemos louvar e bendizer a Deus com todo o nosso ser, permitir que ele possa reinar em nossa vida e em nossa família, o Senhor é que nos defende e nos libertar para vivermos em paz e segurança nos caminhos da sua justiça, é por amor que ele realiza tudo isso, mas cabe a cada um de nós decidir pela adesão ou não, ao seu projeto de salvação, está em nossas mãos, Deus como pai nos espera de braços abertos.
   Em sua Carta aos Filipenses (Fl 4,4-7.) o Apóstolo Paulo nos exorta, “Irmãos: Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.”
   A nossa alegria deve estar em Jesus Cristo, ele que entregou a sua vida para nos resgatar do pecado, ele ouve a nossa oração levando a nossa súplica diante do Senhor, devemos espalhar a sua mensagem de esperança e amor pelo mundo todo, permitir que todos os habitantes da Terra encontrem a sua misericórdia, Jesus conta conosco para evangelizar o mundo, e essa missão começa em nossa família para depois se difundir por todo o planeta.
   No evangelho (Lc 3,10-18.) aprendemos com João como nos preparar para acolher Jesus em nossa vida, “Naquele tempo, as multidões perguntavam a João: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’ Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: ‘Mestre, que devemos fazer?’ João respondeu: ‘Não cobreis mais do que foi estabelecido’. Havia também soldados que perguntavam: ‘E nós, que devemos fazer?’ João respondia: ‘Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!’ O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga’. E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.”
   Ouvindo as palavras de João, vemos que não há diferença entre a mensagem dele e a de Jesus, ele pregava a partilha e o amor ao próximo, denunciava a corrupção e toda a forma de injustiça, mesmo sendo um profeta com uma missão tão importante, se colocou como mais um humilde servo na construção do reino de Deus, ele soube se esvaziar de si para deixar que Deus agisse em todo o seu ser, sem dúvida nenhuma sabemos o quanto foi importante o legado de João, após ser batizado por ele, Jesus deu inicio a sua caminhada para a salvação do mundo.
   Temos muito que aprender com este profeta, devemos também hoje ser esta voz que clama para o mundo todo, sabemos que como João, somos pequenas pedras na construção do reino de Deus, e com humildade devemos saber o quanto somos errantes neste mundo, mas, em Cristo conseguimos transformar nossas limitações em uma voz forte e firme para denunciar sem medos tudo o que está errado neste mundo, e anunciar a mensagem de fé e esperança para um povo que vive oprimido por um sistema que só acumula e não distribui.
   Que neste domingo, saibamos o quanto Jesus conta conosco para levar vida em meio a tantas situações de morte, isso faz parte da nossa preparação para a chegada do menino Jesus, o tempo advento é para nós um convite à meditação, à reconciliação e ao comprometimento com a causa do mais sofridos, é preciso fazer a voz de Jesus ecoar em todos os cantos do mundo, dizendo, “Eu vim para que todos tenham vida em abundância”, e somos nós que levaremos a voz de Jesus em nossa voz, o sorriso de Jesus em nosso sorriso e a mão de Jesus em nossa mão, acredito que era assim que João agia e é assim de devemos também agir.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário