domingo, 20 de dezembro de 2015

Maria, humilde serva na construção do reino de Deus (20/12/2015)

   Chegamos ao quarto domingo do Advento e junto com ele nos vem um convite para refletirmos sobre a humildade de Maria, ela estando grávida do Salvador do mundo se dirige a uma cidade distante para servir sua prima Isabel. Como imaginar que alguém de tamanha importância se colocaria como serva? Somente alguém com muita humildade para demonstrar um grande amor ao próximo, e isso devemos aprender com ela.
   A profecia de Miqueias (Mq 5,1-4a.) nos diz: “Assim diz o Senhor: Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, e ele mesmo será a Paz.”
   A menor entre todas as cidades e com pouca expressão política para aquele povo, é de lá que nasceria aquele que transformaria o mundo todo, Deus se compadece do sofrimento do seu povo enviando o seu filho para ser luz para o mundo que vive na escuridão, o profeta nos mostra a esperança de que da cidade de Davi nasceria um novo rei que conduziria os homens a viver em paz e seu reinado se estenderia até os confins da terra.
   Na segunda leitura (Hb 10,5-10.) vemos que somos santificados pela oferenda de Cristo, “Irmãos: Ao entrar no mundo, Cristo afirma: ‘Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. Por isso eu disse: Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’. Depois de dizer: ‘Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado’ – coisas oferecidas segundo a Lei, – ele acrescenta: ‘Eu vim para fazer a tua vontade’. Com isso suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.”
   Jesus, em sua entrega na cruz, nos abre o caminho para a salvação, com sua oferenda nos redime dos nossos pecados e já não há mais a necessidade de novos sacrifícios, ele veio para fazer a vontade do Pai e nos convida a trilhar este novo caminho com humildade e amor, sendo testemunhas do amor de Deus para os nossos irmãos, Jesus conta conosco para espalhar a boa nova pelo mundo todo, esta é a nossa missão.  
   Em seu evangelho (Lc 1,39-45.) Lucas nos diz: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.Com um grande grito exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu’.”
   Mesmo sendo a mãe do Salvador, Maria nutria em si a vontade de servir, fez uma viagem muito difícil para uma jovem gestante, mas, a vontade de servir a sua prima Isabel falava mais alto, ela não se ostentou do privilégio de ter em seu ventre o filho de Deus, em sua pequenez nos deu um grande exemplo de amor ao próximo, olhando para a vida de Jesus entendemos a grandeza do gesto de Maria.
   Isabel, por sua vez se sente agraciada por receber tão ilustre visita, receber a mãe do Senhor em sua casa, reconhecendo em Maria o cumprimento das promessas de Deus para o seu povo, grávida de João Batista, Isabel sente o menino pular em seu ventre e se enche do Espirito Santo.
   Neste mundo, onde todos os dias, aparecem tantas e tantas celebridades que hoje estão em evidencia e que amanhã ninguém sabe por onde anda, vemos no exemplo de Maria algo que deve mover as nossas vidas, não precisamos estar em destaque nas nossas igrejas e na sociedade, devemos saber que somos mais um na construção do reino de Deus, Jesus mesmo nos diz que aquele que quer ser o maior deve ser aquele que serve aos outros, Maria mostrou isso pelos seus humildes gestos e hoje reconhecemos a grandeza de sua doação.
   Que neste domingo possamos nos preparar para o verdadeiro Natal, sabemos que há milhares de pessoas que estão passando fome, que sofrem com a violência, com as drogas e com a corrupção no nosso país, não podemos ser mais um a compactuar com esta situação, devemos ser a voz de Jesus denunciando estas situações de morte para o povo e como Maria nos colocar como humildes servos na construção do mundo melhor, não só para este Natal, mas, para todo o sempre.
 
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário