segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Santa Mãe de Deus, rogai por nós (01/01/2016)

   Ao iniciarmos um novo ano, no primeiro dia celebração a Solenidade da Santa Mãe de Deus, nesta data também se comemora o dia mundial da paz, vemos em Maria uma serva humilde que se colocou como instrumento nas mãos de Deus, foi ela que Deus Pai escolheu e preparou por gerações para trazer ao mundo o seu filho Jesus, príncipe da paz, com ela aprendemos a dizer sim ao projeto de Deus.
   Na primeira leitura (Nm 6,22-27.) vemos que: “O Senhor falou a Moisés, dizendo: ‘Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei’.”
   Deus não se cansa de abençoar o seu povo, quando nele confiamos nos sentimos fortalecidos para as diversidades da vida, Aarão e seus filhos são orientados a como proferir as bênçãos sobre o povo, mas, sabemos que toda a benção vem de Deus, é em nome dele que abençoamos uns aos outros, e não há benção melhor que contemplar a face de Deus e saber que ele se compadece por nós, vem dele a paz que necessitamos.
   O apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas (Gl 4,4-7.) nos diz: “Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai! Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.”
   Deus no seu plano de amor nos deu seu filho, pelo seu sangue na cruz ele nos redimiu do pecado, nos chamando de irmãos nos deu a filiação divina, e com Jesus clamamos ó Pai, e como filhos somos herdeiros do reino dos céus, ao herdarmos o reino de Deus, também herdamos a missão deixada por Jesus, precisamos assumir a nossa parcela de responsabilidade da na construção de um mundo melhor, com sua humildade Maria nos mostra o caminho, e caminho está em seguir os passos de Jesus.
   No evangelho segundo Lucas (Lc 2,16-21.) contemplamos a visita dos pastores ao menino Jesus, “Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.”
   Os pastores acreditaram no que os anjos revelaram e puderam contemplar o salvador do mundo ainda recém-nascido, e eles espalharam a boa noticia a todos com quem encontravam, Maria também estava maravilhada com tudo o que estava acontecendo em sua humilde família, conservava todos os fatos e meditava em seu coração, imagino a noite o menino Jesus ouvindo as belas histórias que sua mãe contava sobre o seu nascimento, um momento muito especial para mãe e filho.
   Que nesta primeira solenidade do ano possamos aprender com Maria o exemplo de humildade, ela que carregou em seu ventre o menino Deus, não se achou melhor que ninguém, e nós certamente somos bem menos que ela, Maria entendeu qual era a sua missão no projeto de Deus e seguiu até o fim, devemos também nós assumir a nossa missão com humildade, amor e fé, virtudes que encontramos na Santa Mãe de Deus, e sabemos que ela não cessa de interceder por nós junto a seu filho.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário