domingo, 27 de dezembro de 2015

Com Jesus, Maria e José, aprendemos a santificar nossas famílias (27/12/2015)

   Celebramos hoje a Solenidade da Sagrada Família, Jesus quis nascer no seio de uma família para santificá-la e para nos dar o exemplo a seguir de amor, dedicação e obediência, no mundo de hoje vemos muitas famílias desestruturadas pelo individualismo, pelo álcool e pelas drogas, as famílias devem desempenhar o um papel importante na sociedade, formar bons e conscientes cidadãos para o mundo, sabemos que em muitos lares Jesus não consegue entrar, é preciso que abramos as portas das nossas famílias para que ele as santifique como fez com aquela humilde família de Nazaré.
   Do livro do Eclesiástico (Eclo 3,3-7.14-17a.) recebemos a lição de como cuidarmos de nossas famílias: “Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação.”
   A leitura nos diz da importância de honrar pai e mãe, os amparando principalmente na velhice, hoje vemos como é difícil para os mais novos entender que temos muito que aprender com quem aprendeu com a vida, nos falta sermos mais obedientes e compreensivos com nossos pais. Quantos idosos vivem jogados nos asilos ou nos cantos de nossas famílias? Nada do façamos pelos nossos idosos, sejam os pais, os tios ou avós, será esquecidos por Deus, um dia também seremos idosos e como gostaríamos de ser tratados? Devemos hoje ensinar a nossos filhos a valorizar a sabedoria de quem tem muito a nos ensinar.
   Em sua carta aos Colossenses (Cl 3,12-21.) o apóstolo Paulo nos diz: “Irmãos: Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.”
   Paulo nos aponta um caminho para cuidarmos de nossas famílias, e este caminho passa pela misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, com Cristo aprendemos a importância do perdão dentro do nosso lar, ele é a riqueza que habita em nós, maridos e esposas devem mutuamente se amar, se respeitar e se submeter, devem ser bons exemplos de famílias para os filhos, para que eles também trilhem este caminho sem desanimar. Que no seio de nossas famílias possa nascer um louvor verdadeiro a Deus, e isso fazemos seguindo os exemplos de Jesus Cristo.
   Em seu evangelho (Lc 2,41-52.) Lucas nos mostra temos muito o que aprender com o menino Jesus: “Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: — ‘Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura’. Jesus respondeu: — ‘Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?’ Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.”
   Podemos imaginar a angustia que sentiram José e Maria, quando não encontraram Jesus na caravana, um menino de 12 anos perdido, certamente muitas coisas se passaram nas cabeças deles, também podemos imaginar o grande alivio e admiração que sentiram ao encontra-lo no templo conversando com os mestres, ao ser questionado por sua mãe, Jesus disse deveria estar na casa do seu Pai.
   Muitas mães e muitos pais procuram angustiados os seus filhos, mas, não os encontram nos templos, os encontram no meio do crime, das drogas e da prostituição, para eles o alivio é de os encontrarem com vida e ainda assim sentem-se angustiados sem saber como fazer para livra-los desta situação, com Jesus aprendemos que o nosso lugar não é perdido por aí, e sim, é na casa de Deus, ao sair do templo, Jesus seguiu com seus pais para Nazaré, ele crescia em sabedoria, estatura e graça, se mantinha obediente a seus pais, e Maria conservava tudo em seu coração.
   Que nesta Solenidade da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, possamos a aprender com eles a santificar nossas famílias, nunca devemos desprezar a sabedoria de quem muito já viveu, mas, também podemos aprender com os mais novos, se as coisas não estão bem em nossas famílias, não devemos buscar nos outros a culpa deste insucesso, somos nós que devemos incansavelmente trabalhar para transformá-las em uma família santa, o mundo hoje nos oferece tantas coisas que seduz e destrói as nossas famílias, mas, ouvindo as palavras do menino Jesus, devemos sempre saber que o lugar para nossas famílias é na casa do Pai, e que a Sagrada Família nos ilumine nesta caminhada.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário