sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A fé verdadeira é transformadora e serviçal! “Senhor aumenta a nossa fé!” (02/10/2016)

Introdução
Estamos iniciando o mês de outubro, mês dedicado às missões e ao rosário. Como discípulos missionários do Senhor queremos escutar e anunciar sua Palavra e celebrar seu memorial enquanto esperamos sua vinda.
Com a leitura do texto do Evangelho deste domingo termina a segunda etapa do caminho de Jesus para Jerusalém, tal como Lucas nos tem apresentado nos últimos domingos.
É no encontro com Cristo na escuta da Palavra e na participação da mesa eucarística que o missionário recebe motivação e força para a missão.
I leitura: Habacuc 1,2-3; 2,2-4. Um dos dados certos que possuímos deste grande profeta é que assiste à decadência do poder assírio e do ressurgir da babilônia (622-612 a. C.). Habacuc inicia o livro interrogando a Deus e pedindo socorro, pois está cansado de ver o seu país sofrer opressão e violência, onde a lei enfraquece e o direito está distorcido (1,2-4). A resposta de Deus é a intervenção de um grande império, que deveria corrigir os desmandos (1,5-10). Isso, porém, não satisfaz o profeta, pois o invasor não vem para fazer justiça, mas para substituir uma opressão por outra pior (1,12-17).
Hababuc continua esperando uma resposta satisfatória de Deus. A resposta definitiva é dada, agora, com uma proposta diferente, mais difícil, que exige paciência, mas que não falha: “O justo viverá por sua fidelidade” (2,4).
O mal é um dos problemas que nos afligem desde sempre e que pode tingir a vida com cor de tragédia, deixando-nos sem sentir a presença de Deus ou de imaginá-lo alguém que não se preocupa com os seres humanos. Deus continua a escrever a sua história a seu tempo e do seu modo próprio de ser.
II leitura: 2 Timóteo 1,6-8.13-14. Aqui temos a exortação de Paulo a Timóteo para que lute fielmente pelo Evangelho. Paulo sabe muito bem que é difícil pregar a fé num ambiente hostil. Estamos provavelmente a viver o tempo da perseguição em Roma no período da perseguição de Nero.
O texto de hoje convida a reavivar também a chama da nossa fé, anunciando-a de todas as formas, em todos os lugares e culturas.
Evangelho: Lucas 17,5-10. A imagem da amoreira arrancada e transplantada no mar nos fala da força da fé e da confiança em Deus. Jesus nos ensina que tudo é dom, tudo é graça. O simples servo que faz a vontade do seu Senhor aparece como inútil pois não faz mais do que seu dever de servir.
EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo. 
Lembremos as URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA 2015-2019: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.
Luis Filipe Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário