domingo, 11 de setembro de 2016

“Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte” (11/09/2016)

   Este domingo é iluminado com uma linda liturgia, com texto bíblicos que trazem a misericórdia de Deus para com seus filhos, esta pode vir por intercessão, por reflexão e arrependimento ou mesmo por um resgate feito pelo próprio Deus. O amor incondicional que Deus tem por nós é capaz de transformar-nos em criaturas melhores.

Primeira leitura (Êx 32,7-11.13-14)
Leitura do Livro do Êxodo: Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”.
9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”.
11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte?
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste, por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre’”. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

   Na primeira leitura de hoje podemos destacar dois pontos: o povo que fraqueja mais uma vez e se desvia do caminho reconhecendo outros deuses que não o Senhor que os libertou do cativeiro. Essa atitude desagrada muito a Deus, ele pensa em exterminar o povo diante da infidelidade, mas em contrapartida a atitude de Moisés que intercede a Deus em favor do povo, lembrando-o da promessa feita a seus ancestrais. E Deus em sua infinita misericórdia atende ao clamor de seu servo.
   Assim em nossas lutas diárias muitas vezes tendemos a nos distanciar do que é bom e agrada a Deus, ou ainda encontramos em nossos caminhos pessoas que se distanciaram, condenamos, e julgamos ao invés de orar e interceder por elas diante do Senhor, assim como Moisés o fez.

Segunda Leitura (1Tm 1,12-17)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo: Caríssimo: 12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé.
14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles!
16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

   Na carta de São Paulo a Timóteo, encontramos o testemunho de um homem pecador, cheios de defeitos que buscava os prazeres da carne e prestigio. Mas que aos pés do Senhor encontrou graça, amor e confiança.
   O Senhor o resgatou de uma vida de pecado e após sua conversão, o deu a linda missão de anunciá-lo para que outros também tivessem a oportunidade de conhecê-lo, ama-lo e segui-lo.     

Evangelho (Lc 15,1-10)
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola:
4Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’
7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’
10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

   No evangelho de Lucas Jesus é criticado por acolher pecadores e comer com eles. Diante desta situação Jesus faz uma comparação com a parábola do bom pastor que larga as outras ovelhas para ir ao encontro da que esta perdida. O que podemos analisar perante este fato é que Jesus quis nos mostrar que ele não abandona seus filhos, que para ele não existem limites para o amor. Se caímos, ele vem ao nosso encontro para nos ajudar a levantar e continuarmos o caminho mesmo que para isso ele precise nos carregar no colo.
   Como a ovelha que se afasta do pastor, também nos muitas vezes no corre-corre do dia a dia nos afastamos de Deus, quando não paramos para fazer nossas orações, quando não sentimos as necessidades de nossos irmãos, quando usamos a internet e seus aplicativos para algo que não nos acrescenta  como cristão ou quando ficamos mais tempo online para mundo e para os nossos familiares estamos sempre off-line não dando o carinho, a atenção e o amor que são necessários para a harmonia do nosso lar.
   Para Deus não existe pecado ou situação que não possa ser mudada, assim como transformou a vida de Paulo e tantos outros pecadores ao longo do seu caminho ele quer hoje também transformar nossas vidas para que os anjos no céu possam festejar o retorno de mais um filho que voltou para os abraços do pai.
   No imenso amor de Deus ele nos ensina a praticar a misericórdia, ajudando aqueles que ainda não o conhecem a encontrarem o caminho e rende-lo graças por todas as maravilhas que realiza em nossas vidas.
Rosiani Corrêa Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário