domingo, 18 de setembro de 2016

“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (18/09/2016)

   Neste domingo somos convidados a refletir sobre o quanto estamos sendo fieis a Deus em nossos negócios, muitos se mostram religiosos fervorosos, mas quando se fala em ganhar alguma vantagem financeira a coisa muda, parece que tudo vale. Seguindo a Jesus Cristo temos que manter fiéis a ele também fora do ambiente religioso, isto também se aplica ao mundo dos negócios.
   Na primeira leitura (Am 8,4-7.) o profeta nos diz: “Ouvi isto, vós, que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; vós que andais dizendo: ‘Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?’ Por causa da soberba de Jacó, jurou o Senhor: ‘Nunca mais esquecerei o que eles fizeram’”.
   O profeta nos alerta sobre as atitudes que muitas pessoas que vivem no meio religioso podem ter em suas atividades econômicas, lesar aos outros para obter um lucro rápido e fácil achando que a religião não tem nada a ver com isso é um grande erro, quem segue a palavra de Deus tem que viver como tal, não são pessoas e nem vidas distintas, não se separa a vida religiosa da vida econômica, Deus nos quer um servo justo e fiel em todas as coisas.  
   Em sua carta a Timóteo (1Tm 2,1-8.) o apóstolo Paulo nos revela: “Caríssimo: Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo, e — falo a verdade, não minto — mestre das nações pagãs na fé e na verdade. Quero, portanto, que em todo lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões”.
   Paulo nos convida a orar por aqueles que governam e pelos que ocupam altos cargos para que vivam de forma tranquila e serena na administração digna e piedosa. Hoje vemos o quanto a corrupção tomou conta de todas as esferas da administração pública e triste é saber que muitos destes governantes saíram dos bancos ou dos altares de tantas igrejas cristãs, sejam elas católicas ou protestantes. Como admitir que alguém que conhece a palavra de Deus se perca em meio ao mar de lama que se tornou a politica neste país, digo isso olhando para todos os cargos públicos políticos, sejam eles eleitos ou indicados. Um servo de Jesus não pode se perder em meio as negociatas, é preciso se manter fiel mesmo em meio a tanta corrupção, oremos para que eles retornem aos caminhos do Senhor e conduzam a administração do povo com honestidade, humildade e sabedoria.
   O evangelista Lucas (Lc 16,1-13.) no mostra um lindo ensinamento de Jesus: “Naquele tempo, Jesus dizia aos discípulos: ‘Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega a tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro’”.
   Olhando para este exemplo que Jesus nos mostrou somos convidados a olhar para dentro de nossa vida e refletir sobre as nossas ações. Podemos nos orgulhar de tudo o que fazemos? O administrador do evangelho agiu com esperteza preocupando-se exclusivamente com o seu bem estar, não se preocupou em fazer o que era correto e fez uso inescrupuloso do poder econômico para garantir no futuro, podemos pensar que isto está distante de nós, mas está mais perto do que se imagina.
   Jesus nos chama a fidelidade ao seu projeto também no mundo dos negócios, não podemos ser um dentro da igreja e outro em nossa atividade econômica, não podemos nos perder neste mundo onde levar vantagem à custa dos outros é a grande realidade, são muitas formas de nos corromper, seja com um gato na energia ou na água, seja no troco a mais que deixamos de devolver, seja no atestado médico sem estar doente, seja em muitas outras coisas em que levamos uma falsa vantagem. Muitas vezes falamos da corrupção em nosso país sem olhar para aquilo que realizamos em nosso dia-a-dia, só vale falar dos outros, corrupção é para os altos cargos políticos, nas pequenas coisas chamamos de esperteza.
   Que neste domingo possamos com Jesus aprender que seguir o seu caminho é a melhor forma de se obter a verdadeira vantagem, que a sua palavra entre em nossas vidas nos transformando profundamente em cristãos de coração, dentro e fora da igreja, seguidores da palavra em todos os momentos de nossas vidas, agindo corretamente seja em nossa família, seja em nossa comunidade, seja na sociedade e também no meio politico, oremos para que nas próximas eleições possamos ter governantes que administrem com honestidade, justiça e sabedoria.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário