domingo, 22 de janeiro de 2017

E deixaram tudo para seguir Jesus (22/01/2017)

   Neste terceiro domingo do tempo comum vemos o início da vida pública de Jesus, Ele se fez luz para os que estavam nas trevas, nEle encontramos o ponto de união da nossa fé, chamando Pedro, André, Tiago e João para segui-lo, Ele também vem nos chamar para o discipulado, somos convocados para a missão de transformar o mundo e Ele espera contar conosco para a sua obra da Salvação.
   Em sua profecia (Is 8,23b-9,3.) Isaías nos diz: “No tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã”.
   Olhando para o futuro, Isaías viu a esperança para o povo, a chegada da grande Luz para os que se encontravam nas trevas, este é o ponto de grande alegria, Jesus luz das nações que veio para tirar de sobre os ombros o jugo que oprime o povo, Ele tomou sobre si o jugo de nossos pecados para fossemos livres para viver plenamente como filhos de Deus.
   Em sua carta aos Coríntios (1Cor 1,10-13.17.) Paulo vem nos falar: “Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós. Digo isso, porque cada um de vós afirma: ‘Eu sou de Paulo’; ou: ‘Eu sou de Apolo’; ou: ‘Eu sou de Cefas’; ou: ‘Eu sou de Cristo!’ Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados? De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria”.
   As palavras que Paulo dirigiu àquela comunidade, hoje ecoam em alto e bom som para a nossa sociedade. Porque olhando para aquele que nos redimiu e nos uniu em sua entrega amorosa na cruz, ainda insistimos em nos dividir? Somos todos um só corpo em Cristo, muitos experimentaram em Jesus ser membros do mesmo corpo e sentiram a necessidade de partir para todos os cantos da terra para anunciar as maravilhas que vem do Senhor, tanto que hoje somos seguidores de Cristo mesmo não tendo conhecido pessoalmente e nem tão pouco vivemos nas mesmas terras que viveu Jesus, todos estes apóstolos e missionários que nos transmitiram a fé nos aponta um único caminho para a salvação, Jesus Cristo.
   No evangelho segundo Mateus (Mt 4,12-23.) vemos Jesus chamando os primeiros discípulos: “Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz’. Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: ‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo’. Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens’. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”.
   Após a prisão de João Batista, Jesus inicia a sua missão, como profetizou Isaías a grande luz resplandeceu sobre a terra e em sua pregação Jesus nos convida a conversão nos alertando da proximidade do Reino de Deus. Para ajuda-lo em sua missão Ele não chamou doutores, sábios e pessoas influentes, viu em Pedro, André, Tiago e João a simplicidade necessária para mostrar o quanto é simples seguir o seu caminho. Hoje Ele vemos nos chamar, e qual será nossa resposta? Os discípulos deixaram tudo para segui-lo e seus olhos contemplaram todas maravilhas que Jesus realizou por toda aquela região.
   Jesus edificou a sua igreja em uma rocha firme, mas hoje vemos que divergências e projetos pessoais provocou uma enorme divisão entre os seguidores de Jesus Cristo, o evangelho nos diz que Pedro, André, Tiago e João deixaram seus barcos e suas redes na praia e não olharam para trás seguindo a Jesus, isso nos mostra que eles deixaram junto com os barcos e as redes os seus projetos e ambições pessoais para seguir o que realmente dava sentido as suas vidas, Paulo nos alerta que todos somos de Cristo e hoje somos chamados a reafirmar isso, unificando a igreja de Cristo, cada um seguindo os seus ritos e costumes, mas reconhecendo em Jesus o ponto em que todos formamos um único corpo.
   Que neste domingo possamos reconhecer em Jesus Cristo a luz que resplandecendo nos libertando do pesado jugo do pecado, hoje Eles nos chama para a missão de anuncia-lo por todo o mundo, assim como os discípulos se desprenderam de seus projetos para ser missionários do Reino de Deus, também devemos nos desprender de tudo que nos impede de seguir verdadeiramente a Cristo, sendo testemunhas do seu amor e da sua paz para os povos, sem opressão e divisão, todos formamos um único rebanho onde Jesus nos guia rumo a morada celeste.
Rubens Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário