domingo, 29 de janeiro de 2017

Bem-aventuranças um convite para a Santidade (29/01/2017)

   Neste domingo Jesus nos apresenta um retrato do homem e da mulher sonhados por Deus, as bem-aventuranças não são para nós uma lei imposta por Deus, elas são um convite para vivermos em sintonia com Deus experimentando em nossa vida a santidade que há Nele, Cristo nos ama, ele nos chama e nos quer feliz e esta felicidade encontramos caminhando pelos rastros que Ele deixou.
   Em sua profecia (Sf 2,3; 3,12-13.) Sofonias nos diz: “Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará”.
   O profeta Sofonias nos alerta para seguirmos os preceitos do Senhor, é praticando a sua justiça e seguindo o caminho da humildade é encontraremos a misericórdia de Deus, Dele virá a esperança para o povo e este viverá longe da iniquidade e da mentira, o Senhor cuidará de nós e ninguém irá nos prejudicar.
   Em sua carta aos Coríntios (1Cor 1,26-31.) Paulo também vem nos falar: “Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele. É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, ‘quem se gloria, glorie-se no Senhor’”.
   O apóstolo Paulo nos revela que as escolhas de Deus vem para confundir quem se acha o sábio, o forte e o importante, não podemos achar que deveremos ter maior destaque por ter tido a oportunidade de estudar, por conduzir algum trabalho importante na igreja ou na sociedade e por possuir condições financeiras que nos proporcione conforto, a nossa glória deve estar em glorificar ao Senhor, é Dele que provem tudo o que temos e tudo o que somos, em Cristo encontramos a sabedoria, a justiça, a santificação e a libertação, com humildade e seguindo os passos de Jesus caminharemos ao encontro com Deus.
   O evangelho segundo Mateus (Mt 5,1-12a.) nos mostra Jesus no sermão da montanha: “Naquele tempo, Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: ‘Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus’”.
   Subindo a montanha Jesus nos convida a trilhar com ele um caminho de amor, de fé, de esperança e de santidade, o sermão da montanha nos mostra quem Jesus é e quem somos chamados a ser, Deus em seus sonhos idealizou um mundo com homens e mulheres pobres de espíritos, mansos, com sede e fome de justiça, misericordiosos, de corações puros e que promovem a paz, Ele nos criou assim, mas a humanidade decidiu seguir por outros caminhos que levaram a guerras e destruições.
   Cristo nos chama para sermos o que Deus sonhou, para o mundo seja novamente o paraíso que Deus criou, sabemos que neste caminho seremos perseguidos e caluniados, mas devemos ter a certeza que Jesus não nos abandona, Ele caminha ao nosso lado rumo ao Reino dos Céus e grande será a nossa recompensa.
    Que neste domingo possamos aprender com Jesus o caminho da santidade, Ele nos chama a abrir o nosso coração e a nossa mente para compreender que é preciso humildade para encontrar o verdadeiro caminho que nos leva ao Pai, é reconhecendo a nossa pequenez que entendemos a grandiosidade do Reino de Deus, é olhando para a nossa insignificância que vislumbramos a importância do seu projeto de salvação da humanidade, Cristo nos deu o seu exemplo, os apóstolos e muitos outros entenderam e se entregaram de corpo e alma para nos transmitir a mensagem de Jesus Cristo, hoje a missão é nossa de levar o seu evangelho ao mundo inteiro, que possamos com fé, amor e humildade cumprir a nossa missão.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário