sábado, 14 de janeiro de 2017

João Batista testemunha que Jesus é o filho de Deus (15/01/2017)

   A liturgia deste domingo nos relata o testemunho de João Batista que reconhece Cristo como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo e na confissão de Paulo que se proclama apóstolo de Jesus Cristo.
   A Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 49, 3.5-6.) lembra o povo no exílio na Babilônia. O profeta fala, alimentando a esperança de libertação e a volta à pátria. Isaías apresenta Jesus como sendo luz das nações: O Senhor me disse: ‘Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado’. E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: ‘Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra’”. A missão do servo ultrapassa barreiras e deve fazer com que todo o povo da aliança se torne luz para os povos.
   O salmo mostra o que devemos praticar diariamente, deixar que Deus nos conduza: Senhor, com prazer faço a Vossa vontade. “Eu disse: Eis que venho, ó Senhor, / com prazer faço a vossa vontade!  Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.  Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos, não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.  E então eu vos disse: ‘Eis que venho!’ Sobre mim está escrito no livro: ‘Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!’ Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! Vós sabeis: não fechei os meus lábios!”
   Na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1, 1-3.) fica claro que a Igreja tem um único Senhor, Jesus Cristo.  “Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
   No evangelho (Jo 1, 29-34.) Jesus é apresentado como cordeiro e Filho de Deus. “Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel’. E João deu testemunho, dizendo: ‘Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”
   No antigo testamento usavam cordeiro para fazer sacrifícios a Deus. Jesus Cristo foi o cordeiro enviado por Deus para o maior dos sacrifícios, para a remissão dos pecados de toda a humanidade, por isso Jesus é chamado de cordeiro de Deus e de filho de Deus.
   Sua missão consiste em livrar a humanidade do pecado e da escravidão que a modernidade vem impondo.
   O pecado está em nosso meio disfarçado com vários nomes, alguns chamam de corrupção, falta de ética, violência, tudo que é contrário ao bem comum, deve ser combatido para possamos refletir os ensinamentos de Jesus ao mundo.
    João Batista veio para preparar os caminhos de Jesus, sua missão foi levar o povo à conversão, assim como a de Paulo diante das comunidades foi incentivar a continuidade do projeto de Deus mostrado por Jesus.
    A missão do cristão é ser testemunha de Jesus. Que testemunho estamos dando em nossa comunidade? Como nossa vivencia enquanto comunidade cristã incentiva o irmão a se tornar parte da comunidade?
   Como João, a Igreja deve mostrar ao povo Aquele que vem para nos salvar; Aquele que nos dá força da esperança, Aquele que tira o pecado do mundo, com amor, com a sua mansidão.
    João Batista falava daquilo que viu, e o caminho que percorreu é o mesmo que todos nós deveríamos percorrer: anunciar a salvação.
Carla Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário