sábado, 23 de agosto de 2014

Amor, a chave da missão que Jesus nos confiou (24/08/2014)

   Neste domingo somos convidados para meditarmos quem é Jesus para nós, muitas vezes idealizamos Jesus de diversas formas, menos da forma que realmente ele é. Estamos buscando o Jesus de soluções fáceis e da forma que mais nos é convenientes, mas, Jesus não é como queremos, e sim como o mundo precisa.
   Na primeira leitura o profeta Isaías nos diz, Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo. Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias, e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.(Is. 22, 19 – 21.) De forma tendenciosa Sobna busca somente o seu próprio beneficio esquecendo-se de suas atribuições, mas, Deus chama para substituí-lo o servo Eliacim e a ele é entregue toda a autoridade e também a responsabilidade sobre o povo.
   Seguindo no caminho de Deus sentimos segurança nos desafios que iremos encontrar durante o percurso, Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai.”(Is. 22, 22 – 23.) É Deus que dá respaldo ao trabalho do justo, mesmo que sejamos perseguidos por quem se opõe a nossas lutas, ele sempre estará ao nosso lado sustentando a nossa missão.
   Na segunda leitura vemos que tudo é graça de Deus, e de nada somos merecedores, “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!”(Rm 11, 33 – 36.) Muitas vezes achamos que Deus tem alguma obrigação em realizar algo para nós, mas, não somos merecedores da graça que Deus vem todos os dias derramando abundantemente sobre cada um de nós, ele com seu gesto de amor incondicional nos concede as benções que presenciamos em nossas vidas.
   No evangelho vemos que Jesus procura saber o que os outros pensam a respeito dele, Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.”(Mt 16, 13 – 14.) Muitos seguiam Jesus, mas, não sabiam realmente quem ele era, iam ao seu encontro em busca de algo que pudesse aliviar as dores do corpo e da alma, eles enxergavam em Jesus alguém com muito poder e sabedoria, não sabendo que se tratava do filho de Deus Pai criador de todas as coisas.
   Em seguida, Jesus quer saber o que os discípulos pensam dele, Então Jesus lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.(Mt 16, 15 – 16.) Pedro inspirado pelo Espírito Santo responde com sabedoria, ele reconhece a divindade de Jesus, não como um milagreiro, mas, sim como alguém que tem poder acima do bem e do mal, ele tem poder de transformar as nossas vidas, não é aquele poder opressor imposto como fardos pesados sobre nossos ombros, é o poder do amor, o amor é a fonte do poder de Jesus, tudo o que ele realizou foi fruto deste amor por nós.
   Pedro recebe de Jesus a missão de continuar o projeto de salvação, “Respondendo, Jesus lhe disse: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.”(Mt 16, 17 – 19.) Nele Jesus alicerça a sua Igreja, dando a Pedro a autoridade e a responsabilidade sobre este rebanho.
   Mesmo sendo pecador e cheios de medo, Jesus escolhe a Pedro para conduzir o povo de Deus rumo à santidade, mas, ele não escolheu somente a Pedro, escolheu também a nós, pecadores e fracos, somos nós que devemos continuar esta missão, sendo misericordiosos e cheios de amor, assim como Jesus foi para com os mais necessitados, e tendo posições firmes, mostrando-se contrário ao sistema opressor.
   Seguir a Jesus, não é um caminho fácil, temos muitos obstáculos e muitas seduções a superar, mas, Deus não deixa a obra inacabada, e se confiarmos que ele nos fortalece a cada dia, a tarefa fica menos árdua e não desaminamos neste projeto tão importante para o mundo.
   Não devemos fazer a bondade para obter reconhecimento dos outros, “Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.”(Mt. 16, 20.) A obra e a transformação das vidas que deve ser o objetivo principal do bem que fazemos, a nossa felicidade deve ser estas vidas transformadas, livres da droga, do alcoolismo, da prostituição e opressão, no Reino de Deus, não há lugar para a infelicidade, todos somos criados para a felicidade e é isso que devemos promover aqui na terra, para que no céu estejamos todos juntos na presença de Deus.
Rubens Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário